Siga nossas redes

Primeira Marcha

Por que o Gol voltou a ser o carro mais vendido do Brasil?

Veterano se beneficiou das vendas diretas para desbancar Hyundai HB20 e até a Fiat Strada em junho.

Quem tem mais de 30 anos lembra da época em que o Volkswagen Gol era o carro mais vendido do Brasil.

E quem tem menos, também: afinal de contas, o veterano foi o campeão de vendas do país por nada menos do que 27 anos consecutivos.

Lançado em 1980, o Gol foi soberano entre os anos de 1987 a 2014, quando foi desbancado pelo Fiat Palio. O reinado, porém, durou só um ano, já que o Chevrolet Onix assumiu o posto de 2015 a 2020, perdendo a liderança apenas para o Hyundai HB20 em 2021.

Embora o modelo coreano ainda esteja na liderança (algo que deve se consolidar em 2022), a surpresa veio em junho. O veterano Gol foi o carro mais vendido do Brasil, superando até a Fiat Strada por uma confortável margem de mais de mil unidades. Ou seja, uma façanha que nem o HB20 conseguiu até o momento.

O que aconteceu?

Assim como todas as fabricantes, a Volkswagen está sofrendo com a crise dos semicondutores. A falta de componentes, inclusive, fez com que a empresa paralisasse a produção de veículos em algumas ocasiões. Isso também aconteceu na fábrica de Taubaté, onde o Gol é produzido.

Com essas pausas na produção, milhares de pedidos de vendas diretas (sobretudo locadoras de veículos) ficaram represados. Isso explica, em parte, o alto número de emplacamentos do Gol, que teve apenas 837 unidades licenciadas em abril, subiu para 6.980 em maio e chegou a espantosos 9.435 emplacamentos em junho.

Outro ponto a favor do Gol está justamente em uma de suas deficiências. Por ter um projeto defasado, o modelo não traz tanta tecnologia embarcada como outros. Isso faz com que sua produção seja menos complexa do que outros modelos e, portanto, menos suscetível a paralisações.

Vai aposentar?

A VW não admite, mas sabe-se que o Gol está com os dias contados. Há quem diga, que o hatch pode sair de linha ainda neste ano. Até uma edição de despedida seria lançada pela marca para atrair os colecionadores, como aconteceu com a Kombi Last Edition – e mais recentemente com o Fiat Uno Ciao.

De toda maneira, será que o sucesso do Gol poderia fazer com que a Volkswagen adiasse a despedida do modelo?

É claro que decisões importantes como o fim da produção de um veículo não são tomadas da noite para o dia. E também não podem ser mudadas tão facilmente.

De toda maneira, os bons resultados no mercado mostram que o Gol ainda tem fôlego para se manter em linha por mais algum tempo. Os frotistas agradecem.

*Vitor Matsubara é jornalista automotivo e editor do Primeira Marcha. Tem passagens por Quatro Rodas, de 2008 a 2018, e UOL Carros, de 2018 a 2020.

As informações desta coluna são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. 

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.