Siga nossas redes

SO$ Finanças

A guerra na Ucrânia pode impactar meu investimento em LCA?

Especialista comenta o impacto do conflito sobre os investimentos.

Equipes de resgate trabalham perto de prédio atingido por ataque aéreo em Kharkiv, na Ucrânia 14/03/2022 REUTERS/Vitalii Hnidyi

Resposta de Guilherme Baía*:

A guerra na Ucrânia, fora o impacto humanitário tem afetado diretamente a economia através dos seus efeitos diretos sobre o preço dos combustíveis. As restrições na Europa elevam o preço em todo o mundo, trazendo parte das consequências para o Brasil. 

O que o mundo tem sentido é o aumento geral no nível de preços e a reação mais comum para o enfrentamento da inflação é a elevação das taxas básicas de juros nos países. E exatamente por serem as taxas de referência, toda a economia é afetada.

No caso das LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio), portanto, não seria diferente, excetuando-se o rendimento nominal dos títulos prefixados sacados à data de vencimento. Mas ainda assim, o ganho real (o que excede a inflação) já sofreu profunda alteração.

As preocupações dos investidores não devem, entretanto, estarem sujeitas a uma classe de ativos apenas. Renda fixa e renda variável devem estar presentes em qualquer carteira de investimentos, das mais conservadoras às mais voláteis (em proporções diferentes), sendo mais efetiva a preocupação nos elementos controláveis como diversificação, depósitos constantes e a escolha do seu gestor que no que não se controla.

Em havendo uma estratégia bem elaborada que consiga se adaptar de maneira tática aos eventos do mundo, com um gestor (quem faz a gestão da sua carteira) alinhado aos interesses do investidor, em consonância com as recomendações do seu planejador financeiro os resultados só fazem aproveitar o que a diversificação (que se torna natural deste processo) lhe traz.

Assim, independente dos efeitos danosos ou não nos resultados de uma LCA, os efeitos de uma guerra (ou qualquer outro evento macro ou micro) são mais protegidos e acertados no longo prazo, gerando resultados mais adequados ao seu perfil. Conte com o seu planejador financeiro para escolher o gestor que mais se adeque aos seus interesses.

*Planejador financeiro Fiduc

As informações neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. Envie sua pergunta para [email protected]

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.