Siga nossas redes

SO$ Finanças

Como proteger meu dinheiro da alta do dólar?

Especialistas respondem a dúvidas dos leitores sobre seu dinheiro; envie sua pergunta por e-mail.

Dólar

Pergunta do leitor: Como faço para proteger meu patrimônio se o dólar subir mais?

Resposta de Erasmo Vieira*:

Com o dólar acima de R$ 5,00, qualquer investidor gostaria de manter a equivalência dos seus investimentos com uma moeda forte como a moeda americana. O primeiro passo é conhecer os seus objetivos com a sonhada proteção. Será para uma viagem, um estudo no exterior, uma reserva para seu futuro?

Existem ferramentas e veículos de investimentos com proteção cambial baseados em dólares americanos ou euros. Para uma viagem você pode comprar o papel moeda (cuidado com o local onde será guardado) ou colocar crédito em um cartão pré-pago (cuidado com a validade dos créditos).

Bancos digitais já estão autorizados a abrir contas em dólares no Brasil e existem também fundos cambiais, além dos multimercados que podem incluir na carteira de investimentos ativos em moedas como o dólar. Lembre-se de que eles podem fazer seu dinheiro acompanhar a subida do dólar, mas também o levarão para baixo nas desvalorizações.

Uma dica muito importante é não concentrar todos seus investimentos em apenas um ativo ou em uma única estratégia. No ano de 2020, quem investiu em dólar obteve um excelente resultado até agora, porém os tipos de investimentos variam muito em rentabilidade ano após ano.

A diversificação dos investimentos é uma forma de proteger e rentabilizar suas reservas com muito mais consistência. Para isso, busque fornecedores que sejam muito capacitados, que você confie e que tenham interesses alinhados aos seus.

*Erasmo Vieira é Planejador Fiduciário da Fiduc

As informações neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. Envie sua pergunta para [email protected]

LEIA MAIS:


Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.