Siga nossas redes

SO$ Finanças

O que acontece com o dinheiro do investidor se ele morrer?

Especialistas respondem a dúvidas dos leitores sobre seu dinheiro; envie sua pergunta por e-mail.

poupança
Piggy moneybox with euro cash and coins closeup. Financial concept

Pergunta do leitor: Tenho essa dúvida que me deixa angustiado há muito tempo: o que aconteceria com os meus investimentos se eu morrer? O dinheiro fica preso na conta ou alguém vai tomar posse dele?

Resposta de Erasmo Vieira:

Esta é uma excelente pergunta porque a única certeza que temos é que um dia passaremos desta para uma melhor e muitas pessoas não se planejam para isso. Primeiramente parabéns por ter investimentos. Apenas 30% da população do Brasil tem alguma reserva financeira e você faz parte de um grupo seleto.

De forma geral, não apenas seus investimentos, mas todo o seu patrimônio, incluindo suas eventuais dívidas serão distribuídos no inventário conforme as regras do Código Civil, mas instrumentos como o testamento ou mesmo planos de previdência podem ser ferramentas poderosas para direcionar o patrimônio de acordo com sua vontade.

Através de um planejamento sucessório você pode se preparar e minimizar problemas como a falta de liquidez dos imóveis, os custos de inventário e funeral e uma eventual divisão dos seus investimentos de uma forma que você não gostaria, entre tantos outros.

Ter um profissional de confiança com visão abrangente ao seu lado te permite contar com um fiel escudeiro para ajudar a cuidar de seu patrimônio hoje, preparar o futuro, cuidar do processo de sucessão e também saber que ele poderá ser o porto seguro dos assuntos financeiros para sua família na sua falta.

*Erasmo Vieira é Planejador Fiduciário da Fiduc

As informações neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. Envie sua pergunta para [email protected]

LEIA MAIS:


Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.