Siga nossas redes

SO$ Finanças

O que acontece quando um fundo de investimento fecha?

Especialistas respondem a dúvidas dos leitores sobre seu dinheiro; envie sua pergunta por e-mail.

Publicado

em

por

Rejane Tamoto*

Pergunta do leitor: O que acontece quando um fundo de investimento fecha? Devo me preocupar?

Resposta de Rejane Tamoto*:

Investir em um fundo de investimento é como morar em um condomínio. Mas em vez de se tornar um condômino, o investidor passa a ser um cotista, que terá acesso ao regulamento e deverá participar de assembleias para votar por eventuais mudanças.

Os fundos de investimentos são regulamentados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e também contam com a vigilância da Anbima, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais. Ambos observam se os fundos estão seguindo seus regulamentos e a legislação, para que não haja desvantagem para os investidores.

De acordo com a regulamentação dos fundos, há três motivos que podem causar seu fechamento. Os fundos podem fechar para:

  • resgate
  • receber novas aplicações
  • fechamento definitivo

Na maior parte dessas situações, o investidor é chamado a votar sobre a decisão em assembleia. Por isso, é importante acompanhar os comunicados e chamadas para votações, para saber se o fundo que investe está em uma dessas situações.

Quando um fundo fecha para resgate, o cotista não pode efetuar saques até a data prevista no anúncio de fechamento ou por tempo indeterminado. Após comunicar o fechamento do fundo, em cinco dias o gestor deve convocar uma assembleia com os cotistas para explicar as possibilidades e decidir sobre os próximos passos.

Os cotistas é que decidem se o fundo deve permanecer fechado por um tempo, se deve reabrir ou iniciar o pagamento dos resgates com o patrimônio atual do fundo. Se o fundo tem um percentual de investimento que ficou sem liquidez, ele fecha para resgate para não prejudicar os cotistas.

Quando não há liquidez, significa que não é possível resgatar sem prejuízo do valor investido. Numa situação como essa, o fundo pode ser obrigado a resgatar de um investimento que está negativo e ficar com um valor menor do que aplicou, apenas para pagar aqueles que sacaram. O fechamento para resgates pode ser uma decisão para proteger o dinheiro dos investidores individuais. 

Outra situação em que um fundo pode fechar é para captação, ou seja, novas aplicações. A decisão de não receber mais dinheiro pode estar ligada à estratégia do fundo para gerar mais retorno aos investidores. Então, se ele alcança um determinado patrimônio pode fechar para novas aplicações.

Nesse caso, o gestor determina o volume de recursos que permite a ele a agilidade para entrar e sair de investimentos com potencial de gerar lucro, de acordo com a possibilidade de resgate deles sem perda de valor.

O fechamento para captação também pode ser uma estratégia de marketing, pois os investidores, sabendo que não terão tantas oportunidades de retornar, tendem a manter os recursos no fundo por mais tempo, evitando uma onda de resgates em momentos ruins do mercado.

A terceira situação é a de fechar para captações e resgates por algum motivo importante, como um forte prejuízo que force o gestor a reformular a carteira, mas isso é realizado com a aprovação dos cotistas. Nesta situação, os investidores não podem aplicar nem sacar até que os problemas sejam direcionados.

É importante lembrar que os recursos em fundos não estão cobertos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Por isso, uma boa maneira de avaliar um fundo de investimento antes de aplicar é pesquisar sobre ele no site da CVM, na área Fundos de Investimentos.

* Planejadora Fiduciária da Fiduc.

As informações neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. Envie sua pergunta para [email protected]

Veja também:

Dólar deve cair a menos de R$ 5 no curto prazo, dizem especialistas.
Petroleiras: qual dá mais retorno, paga bons dividendos e pode crescer mais?
• Morning Call: semana conta com dados da inflação e emprego nos EUA.
Crise hídrica: quais ações da bolsa sofrem com a pior seca em quase 100 anos?


Investir é mais fácil do que você imagina. Aqui tem o investimento ideal para o seu perfil. Invista pela Easynvest!

Anúncio Patrocinado Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem! Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem!

O InvestNews é um canal de conteúdo multiplataforma que oferece a cobertura diária de notícias e análises sobre economia, investimentos, finanças, mercado financeiro, educação financeira, projeções, política monetária e econômica. Tudo o que mexe com o seu dinheiro você encontra aqui, com uma linguagem simples e descomplicada sobre o mundo da economia e dos investimentos.