Siga nossas redes

SO$ Finanças

Quais fundos de investimento são ideais para quem aplica até R$ 100 por mês?

Especialistas respondem a dúvidas dos leitores sobre seu dinheiro; envie sua pergunta por e-mail.

Publicado

em

por

Tiago Almeida*
investir

Pergunta do leitor: Tenho uma margem de no máximo R$ 100 para investir por mês e pretendo aplicar em fundos de investimento. Quais as melhores alternativas para meu caso?

Resposta de Tiago Almeida*

Vou te dar algumas dicas que servirão para qualquer tamanho de investimento. Primeiramente faça sempre duas perguntas antes de decidir onde aplicar:

  • Qual o objetivo desse investimento?
  • Qual o prazo desse objetivo?

Com essas duas perguntas você consegue se livrar de muitos problemas pois, conhecendo o seu objetivo, você o torna quantificável, além de reduzir a chance de desviar o foco para coisas menos importantes. E estabelecendo o prazo para seu objetivo, permitirá buscar rendimentos melhores.

Normalmente as pessoas que não atingem seus objetivos falham por não formarem uma reserva de emergência e desconhecerem suas despesas correntes. Outra dica: evite apostas. Em outras palavras, evite colocar todo dinheiro num único lugar.

Comparador de Fundos: descubra em qual vale mais investir

Para não ter o risco de concentrar todo seu dinheiro num lugar só, os fundos de investimentos são, em geral, a melhor opção, pois oferecem opções para valores mais modestos bem como os mais altos, além de distribuir cada centavo com melhor correlação de ativos, buscando aproveitar as oscilações do mercado, de acordo com o objetivo e política de cada veículo.

Investindo em fundos você pode se concentrar em aumentar sua capacidade de poupança mensal e reduzir suas despesas. Esses dois fatores muitas vezes representam um bom ganho financeiro final quando se tem um planejador fiduciário ao seu lado.

Os fundos de fundos são alternativas ainda mais interessantes pois, além das características sobre as quais já falamos, podem ter gestão ativa, ou seja, investimento de forma profissional em que várias estratégias de gestores diferentes contribuem para um melhor desempenho. Cada fundo de investimento, ou fundo de fundos de investimento possui seu próprio regulamento e as regras para investimentos mínimos. Consulte no seu fornecedor de investimentos.

*Planejador Fiduciário

As informações neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. Envie sua pergunta para [email protected]


LEIA MAIS:


Diversifique a sua carteira e deixe que um gestor especializado cuida pra você! Invista em Fundos de Investimento!

Anúncio Patrocinado Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem! Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem!

O InvestNews é um canal de conteúdo multiplataforma que oferece a cobertura diária de notícias e análises sobre economia, investimentos, finanças, mercado financeiro, educação financeira, projeções, política monetária e econômica. Tudo o que mexe com o seu dinheiro você encontra aqui, com uma linguagem simples e descomplicada sobre o mundo da economia e dos investimentos.