Siga nossas redes

SO$ Finanças

O que é melhor, amortizar o financiamento de imóveis ou investir esse valor?

Especialista tira dúvida sobre investimentos; envie sua pergunta.

Pergunta de Eduardo Siqueira: “O que é melhor, amortizar o financiamento de imóveis ou investir esse valor?”

Resposta de Jonata Tribioli*: “Amortizar um financiamento de imóvel ou investir o valor é uma decisão que depende de muitos fatores pessoais e financeiros. Cada caso é um caso, não existe uma resposta única para todos. 

Por exemplo: Se a taxa de juros anual do financiamento imobiliário for maior que o retorno de investimentos, provavelmente será melhor amortizar o financiamento, pois você vai pagar menos juros ao banco.

Se o rendimento da aplicação for superior ao juros cobrado, fica mais vantajoso do ponto de vista financeiro deixar o dinheiro rendendo e só realizar o pagamento no futuro.

imóvel

Agora, porque não fazer uma combinação dos dois? Priorizando a amortização da dívida enquanto também se investe para alcançar objetivos financeiros a longo prazo?

Como em todo mercado, aconselho procurar um profissional do mercado financeiro para ajudá-lo a tomar a decisão mais assertiva de acordo com seu caso, até porque, em alguns casos, a amortização permite que os juros sejam reduzidos.

Não aconselho usar valores de sua reserva de emergência para amortização. É importante manter essa reserva caso aconteça algum imprevisto.

Acredito que uma das formas mais assertivas para amortizar pode ser com o pagamento de 13º, bônus, ou participação de lucros da empresa em que trabalha.

No caso específico do FGTS, o rendimento é em torno de 3% ao ano, então vale a pena usá-lo porque não é possível resgatar esse valor para outros investimentos.”

* Jonata Tribioli é especialista em investimentos imobiliários e diretor da Neoin, empresa que atua no segmento de cotas de empreendimentos imobiliários.

*As informações neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. Envie sua pergunta para [email protected]

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.