Siga nossas redes

SO$ Finanças

​Qual o risco de investir em ativos que pagam acima de 100% do CDI?

Especialista tira dúvida sobre investimentos; envie sua pergunta.

Pergunta: Quando vale a pena aproveitar ofertas de bancos de produtos que remuneram acima de 100% do CDI? Tem alguma pegadinha?

Vale sim a pena aproveitar ofertas de bancos e produtos que remuneram acima de 100% do CDI, mas apenas quando a taxa Selic está elevada. No entanto, é crucial se atentar para a liquidez do título, já que alguns produtos exigem prazos mais longos, ou seja, pode resultar em deságio em caso de saque antecipado.

Além disso, é fundamental que o investidor avalie a saúde financeira do emissor, considerando indicadores como o índice de Basiléia e o Rating do banco. Embora CDBs, LCs, LCIs e LCAs contem com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), tomar esses cuidados pode prevenir a necessidade de o investidor ter que acionar o fundo em situações adversas.

Outro ponto importante é considerar o cenário que se aproxima. Segundo o último relatório Focus (15/09/2023) a Selic deve fechar 2023 em 11,75%a.a., 2024 em 9%a.a. e 2025 em 80,5% a.a., então, avaliar ativos prefixados para prazos mais longos, considerando a provável baixa da Selic, pode ajudar e muito na rentabilidade da carteira.

Portanto, a última dica é utilizar o lado racional ao pensar em investimentos. Ao tomar decisões financeiras, a prudência e a análise criteriosa devem sempre ser aliadas à busca por retornos atrativos.

Luciana Ikedo. Crédito: Divulgação

*Educadora financeira e autora do livro “Vida financeira, descomplicando, economizando e investindo”. É palestrante e assessora de investimentos, reconhecida como autoridade nas áreas de finanças e investimentos, com mais de 25 anos de experiência profissional. É sócia do escritório RV4 Investimentos, em São Paulo.

*As informações neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. Envie sua pergunta para [email protected]

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.