Siga nossas redes

SO$ Finanças

Quando vale a pena antecipar a aposentadoria?

Leitor quer saber em quais situações é vantajoso adiar o sonho de se aposentar. Envie sua pergunta por e-mail.

Tempo/Pixabay

Pergunta: Vale a pena antecipar a aposentadoria?

Resposta de Alexandre Ranieri*:

Imagine que você queira assistir às próximas Olimpíadas. Ou que pretenda fazer uma imersão em alguma universidade americana para se capacitar. Ou ainda, adquirir um novo bem de valor mais substancial como um iate, um apartamento de luxo ou uma casa na praia. Seja qual for o seu objetivo, se você antecipar esse sonho se planejando para que na hora da compra você não tenha que se apertar buscando empréstimos ou soluções emergenciais, com certeza tudo fluirá mais leve e sem surpresas desagradáveis, concorda? 

Você pode até pensar: uma pessoa abastada ou muito rica não precisaria. Será que não? E se após a compra, ou durante a mesma, essa pessoa percebesse que poderia ter comprado a mesma coisa pagando menos? Quem gosta de pagar caro se pode pagar mais barato? Não seria exatamente por isso que elas são ricas? Isso vale para uma pessoa rica ou para qualquer pessoa. Ninguém gosta de ser “enganado”.

E por que esse raciocínio não valeria para a seguinte pergunta: Vale a pena antecipar a aposentadoria? Ou é melhor se preparar para ela no dia em que ela acontecer? Tenho certeza de que quase ninguém responderia que não vale. E você?

Agora que sabemos disso, quais as regras básicas para se antecipar e se preparar para a aposentadoria? Afinal, se chegar o momento e eu não tiver me preparado, terei que continuar trabalhando ou vou depender de algo como INSS (Isso Nunca Será Suficiente) ou de alguém (o que quase ninguém quer).

O primeiro ponto que eu gosto de frisar é a disciplina pra guardar, mesmo que pouco. Existe uma pirâmide para exemplificar o que eu estou dizendo que chamamos carinhosamente de PIRÂMIDE DA SABEDORIA! Uma pessoa sábia ou sensata tem o seguinte adjetivo em inglês: WISE. 

A PIRÂMIDE WISE tem a premissa de mostrar que uma pessoa sábia segue um roteiro de como alocar o seu dinheiro em uma ordem que faz sentido. Bom, para isso precisa ter o dinheiro e para conquistar o dinheiro temos nosso TRABALHO (WORK, em inglês). 

Então após receber o dinheiro, fruto do trabalho, o que fazer com ele? Usar parte para se proteger e proteger o seu dinheiro guardado e o seu patrimônio. Daí vem o segundo bloco da pirâmide, SEGURO (INSURANCE, em inglês), que podemos pensar em nossa vida como os produtos ou serviços essenciais para nos proteger em caso de eventos inesperados. Um bom plano de saúde ou um seguro são exemplos.

O terceiro rumo que o dinheiro deve seguir é ECONOMIZAR (SAVE em inglês) e não fazer como a maioria já faz: gastar com entretenimento, que é a quarta e última escala na pirâmide (ENTERTAINMENT) e por isso não consegue ter a disciplina de guardar todo mês. Coloque uma meta de guardar antes de gastar tudo. Defina uma meta para guardar (10%, 20%, 30% etc.) e cumpra! Pense positivo: você só está trocando um conforto presente por um conforto futuro e, além disso, essa troca te pagará juros.

Tenha a meta de investir um pouco todos os meses e não esporadicamente, pois seguindo essa linha você paga um preço médio e não se arrisca a entrar em momentos ruins do mercado. É como planejar uma viagem para o exterior em três anos: compre um pouco de dólares ou euros todo mês ao invés de tentar acertar a hora certa de comprar. 

Outro ponto importante: ciente de que deve guardar, se procurar ajuda profissional e verifique se há ou não conflito de interesse nessa ajuda. O segredo do sucesso desse profissional está diretamente relacionado ao seu sucesso e ao seu objetivo? Tem que estar! Não faz sentido que não esteja. De que vale você conseguir altíssimos retornos se seu objetivo não for cumprido ou se o esforço desses belos resultados consumirem sua saúde, seu tempo com a família, seu lazer?

O profissional que vai te ajudar não pode ser apenas alguém que conhece de investimentos, mas sim um profissional que conhece aonde você quer chegar, quais são suas preferências, suas fraquezas. 

Por fim, lembre-se de que em investimentos o fator tempo é primordial. Então, comece já e monte seus investimentos na forma de uma carteira bem diversificada, com várias classes de ativos, não colocando todos os ovos na mesma cesta, sempre dentro de seu perfil como investidor.

Assim, quando for se aposentar não terá aquele conhecido arrependimento: “E se eu tivesse feito diferente?”

*Planejador Financeiro na Fiduc.

As informações neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. Envie sua pergunta para [email protected]

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.