Siga nossas redes

Finanças

13º do INSS: governo antecipa pagamento; veja o calendário

Segurados recebem primeira parcela do benefício a partir de abril.

O governo federal decidiu antecipar novamente o pagamento do 13º salário dos aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS). A antecipação do 13º do INSS já havia sido realizada em 2020 e 2021 devido à pandemia de covid-19.

A medida, assim como a liberação do saque de R$ 1 mil do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço ( FGTS), pretende diminuir os impactos negativos da economia brasileira. Cerca de 56,7 bilhões de benefícios devem ser antecipados.

O pagamento da primeira parcela ocorre no mês de abril, e da segunda parcela em maio. Os valores serão disponibilizados de acordo com o Número de Inscrição Social (NIS).

Normalmente, o pagamento do 13º salário ocorre no segundo semestre do ano.

Além dos aposentados e pensionistas, também pode receber a antecipação do 13º salário os segurados por auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e salário maternidade.

Calendário de pagamento do 13º do INSS

O pagamento da primeira parcela ocorre nos meses de abril e maio. No entanto, o pagamento será creditado em datas diferentes aos beneficiários que recebem até um salário mínimo e acima de um salário. Já o pagamento da segunda parcela ocorre entre os meses de maio e junho.

Veja abaixo:

13º do INSS: veja calendário de pagamentos
13º do INSS: veja calendário de pagamentos

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.