Siga nossas redes

Conta+

Não é tarde demais: entenda por que ainda dá tempo de você ficar rico

Dony De Nuccio explica, com exemplos famosos, como sempre é hora de começar a empreender

Você acha que já perdeu o trem da oportunidade? Passou a hora de você criar alguma coisa e ficou tarde demais? Você tem um conhecimento específico, tem um produto ou serviço, mas pensa que perdeu o timing para botar isso em prática, ganhar dinheiro e empreender para valer?

Se esse pensamento já passou ou continua na sua cabeça, o programa Conta+ de hoje vai provar isso está errado, e mostrar por que ainda dá tempo de você tornar o seu sonho profissional e de negócios, uma realidade! Não importa qual é sua condição financeira, sua história até aqui, seu trabalho atual, sua profissão ou sua idade. Nada disso é determinante pra você conquistar o sucesso que deseja ao empreender.

A possibilidade de sucesso financeiro não tem uma conexão direta com a baixa idade. Se quem é novo tem mais tempo pra errar muito, por outro lado, quem já não é mais adolescente ou novinho, já tem uma experiência, uma bagagem de vida, um arcabouço pessoal, uma vivência, referências e uma sabedoria prática que contam muito na hora de empreender e de tomar as difíceis decisões – e são muitas delas – que aparecem no caminho de quem resolve seguir essa trajetória e deixar as próprias pegadas.

Mesmo que você não tenha guardado dinheiro até agora, acumular uma fortuna depois de certa idade pode ser até mais fácil! Quem afirma isso é Steve Siebold, autor do livro How Rich People Think, ou traduzindo: como pensam os ricos.

Ele tem propriedade pra falar sobre esse assunto, e não só por ter acumulado os próprios milhões. Nos últimos trinta anos, Steve entrevistou mais de mil e duzentas pessoas cheias da grana. A conclusão é que é mais fácil ganhar dinheiro após os 50 anos por conta de uma virtude muitas vezes subestimada e que eu já mencionei aqui. Experiência de vida. Especificamente, experiências ruins.

Siebold aponta que conhecer os altos e baixos da vida é uma ferramenta muito mais efetiva na hora de enriquecer do que qualquer conhecimento tecnológico ou acadêmico. Os números comprovam essa teoria. Nos Estados Unidos, o site de análises financeiras spectrem group revelou que, em média, um milionário americano tem 62 anos. E não é só isso: o estudo também mostra que apenas 1% dos milionários do país tem menos de 35 anos, enquanto 38% têm mais de 65! 

Além disso, pode esquecer a turma dos milionários precoces, tipo Bill Gates, Steve Jobs, Mark Zuckerberg… O caso deles está bem longe de ser o padrão. Apenas 12 dos 100 empresários da lista da Forbes fundaram suas empresas antes dos 25 anos. Tem muita gente que começou tarde, mas entrou pra história e, é claro, ganhou muito dinheiro. Alguns exemplos: 

Henry Ford faliu duas empresas automobilísticas antes de fundar a Ford Motor Company. Ele já tinha 50 anos quando implementou a linha de montagem e a produção em série. A persistência do americano valeu a pena e sua empresa mudou a história da indústria e do automobilismo no mundo.

Ray Kroc era um vendedor de máquinas de milk-shake cinquentão quando decidiu investir em uma pequena lanchonete na Califórnia. Você já deve ter ouvido falar num tal de McDonald’s. Em três anos, as franquias da marca já tinham vendido 100 milhões de hambúrgueres. Atualmente, o McDonald’s vale mais de US$ 130 bilhões.

O japonês Taikichiro Mori tinha 55 anos de idade quando decidiu se aposentar da carreira de professor acadêmico, passando a se dedicar ao mercado imobiliário. Mori criou um império bilionário na área e chegou a ser considerado o homem mais rico do mundo no início dos anos 1990.

O escritor Gordon Bowker tinha 51 anos de idade quando se uniu a dois amigos para abrir uma cafeteria em Seattle, na costa oeste dos Estados Unidos. O nome escolhido para o novo empreendimento foi Starbucks. Atualmente, a marca tem mais de 30 mil franquias espalhadas pelo mundo.

O tailandês Momofuku Ando passou vários perrengues na vida e chegou a ser preso duas vezes no Japão antes de fundar a Nissin. Mesmo assim, a empresa era um pequeno negócio de família que comercializava sal. O sujeito tinha quase 50 anos quando inventou um produto que revolucionou a indústria alimentícia: o macarrão instantâneo, o famoso miojo.

Harland Sanders, mais conhecido como Coronel Sanders, se tornou um milionário aos 74 anos, quando decidiu franquear sua famosa receita de frango. Em 1952, a primeira franquia do Kentucky Fried Chicken foi aberta em Salt Lake City, no estado de Utah. Menos de setenta anos depois, o KFC tem mais de vinte e três mil restaurantes espalhados em cento e quarenta países.

Viu só como não é tarde demais para conquistar os seus sonhos financeiros, empreendedores e profissionais?

O programa Conta+, apresentado por Dony de Nuccio no canal Investnews, traz muito conteúdo de notícias, informações, dicas, curiosidades e análises sobre finanças, economia, negócios, empreendedorismo e investimento. 

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.