Siga nossas redes

ISHARE SP500

ISHARE SP500CI
295,44
Reais (BRL - R$)
1,33% Variação (Dia)
294,36 Mínimo (Dia)
296,98 Máximo (Dia)
Fechamento Anterior: 291,55
Abertura: 294,36

O IVVB11 é um ETF (sigla em inglês para Exchange-traded Fund), ou seja, um fundo de índice. Na prática, ele busca refletir a performance do S&P 500, que reúne as ações das 500 maiores empresas de capital aberto nos EUA.

Para investir em um ETF, o processo é idêntico ao das ações, já que a negociação do IVVB11 ocorre direto na B3. Desse modo, o investidor brasileiro pode ter acesso ao índice de grandes empresas no mercado internacional diretamente na bolsa brasileira. Confira abaixo a cotação do IVVB11, e saiba mais sobre o histórico do fundo e se ele paga dividendos.

Histórico do IVVB11

O IVVB11 foi criado pela gestora BlackRock Brasil em abril de 2014. O nome oficial do fundo é iShares S&P 500 Fundo de Investimento em Cotas de Fundo de Índice – investimento no exterior. Por isso, ele é mais conhecido por seu ticker (código) IVVB11.

Uma vez que ele busca replicar a performance do Índice S&P 500 em reais, equivale a uma exposição internacional a partir de um ETF local. Em outras palavras, o investidor tem acesso às 500 principais ações americanas através de um único fundo.

Até novembro de 2016, o IVVB11 estava restrito a investidores qualificados, ou seja aqueles com mais de R$ 1 milhão em investimentos financeiros. Mas após 3 de novembro daquele ano, passou a ser ofertado a todo tipo de investidor.

As empresas que fazem parte do S&P 500 são selecionadas de acordo com critérios como tamanho, liquidez e setor. Elas são rebalanceadas quatro vezes por ano: em março, junho, setembro e dezembro. Entre as empresas com maior peso no S&P estão: Apple, Microsoft, Amazon, Tesla, Google, Nvidia, Berkshire Hathaway e Facebook (Meta).

IVVB11 paga dividendos?

O IVVB11, assim como outros ETFs negociados em bolsa, tem as mesmas características das ações. Ou seja, você pode negociar as cotas no pregão, e precisa pagar Imposto de Renda sobre o lucro. No entanto, o IVVB11 não paga dividendos – aliás, nenhum ETF paga proventos aos investidores.