Siga nossas redes

Estamos enfrentando problemas na leitura da API responsável por mostrar dados nesta página, o que pode afetar a exibição de informações atualizadas. Nossa equipe está trabalhando na resolução do problema. Enquanto isso, você pode continuar navegando normalmente.

Neoenergia

A Neoenergia (NEOE3) é uma companhia integrada de energia elétrica, controlada pelo grupo espanhol Iberdrola. No Brasil, a empresa atua na distribuição e transmissão, na geração eólica, hidrelétrica, solar e térmica, e ainda na comercialização de energia. Confira a seguir a cotação da NEOE3 e saiba mais sobre os dividendos da Neoenergia.

História da Neoenergia

Fundada em 1997, a Neoenergia começou com a privatização das concessionárias de distribuição da Bahia (Coelba) e do Rio Grande do Norte (Cosern). Posteriormente, nos anos 2000, adquiriu a Neoenergia Pernambuco. A partir de 2004, houve a reestruturação da empresa e a criação da holding com a adoção do nome Neoenergia. Em 2017, ocorreu a incorporação da Neoenergia Elektro, que garantiu a presença da empresa no estado de São Paulo. Quatro anos mais tarde, a empresa adquiriu a Neoenergia Brasília (antiga CEB-D).

A empresa realizou seu IPO em 2019. Está listada no segmento Novo Mercado, com o mais alto grau de mais alto grau e governança corporativa, com as ações ordinárias NEOE3. Conforme dados da empresa, em abril de 2022, a Neoenergia tinha 5 distribuidoras, que atendiam uma população de 37 milhões de pessoas, e 16 transmissoras. Além disso, a empresa tinha 7 plantas hídricas em operação, 32 parques eólicos em operação e 12 em construção.

Quem são os acionistas da Neoenergia

De acordo com a B3, em maio de 2022, os acionistas da Neoenergia eram: Iberdrola Energia (50%), Previ – Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (30,29%). Em seguida, estavam Iberdrola SA (1,04%) e os 18,67% restantes estavam em circulação no mercado com outros acionistas.

NEOE3 paga dividendos?

Entre 2017 e 2021, a NEOE3 pagou dividendos para seus acionistas todos os anos. No ano-base 2021, por exemplo, a empresa pagou o equivalente a R$ 0,8015971145 em dividendos por ação em três datas diferentes. Um pagamento aconteceu em 2021 e dois tinham prazo para 2022.