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ALLD3 – Allied Brasil

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A Allied é uma das principais empresas do mercado brasileiro de eletrônicos de consumo, atuando em mais de 20 categorias de produtos e oferecendo uma variedade de serviços complementares. Com mais de 20 anos de atuação no setor, a companhia representa muitas das principais marcas que atuam no Brasil, incluindo Apple, LG, HP, Samsung, Motorola e Microsoft.

Além disso, é um dos únicos representantes de grandes marcas do setor, como Google e Amazon Kindle. A Allied atua por três canais de vendas – varejo físico, varejo digital e distribuição – e conta com mais de 1,5 mil colaboradores e 5 centros de distribuição estrategicamente localizados em todo o país. No mercado de smartphones, a Companhia vende 1 em cada 11 aparelhos adquiridos no Brasil, consolidando-se como uma importante referência no setor.

História Da Allied Brasil

Fundada em 2001, a Allied iniciou suas atividades de importação e distribuição de telefones celulares e acessórios de eletrônicos no Brasil, tornando-se o maior distribuidor de produtos eletrônicos no país. 

Nos anos seguintes, a empresa expandiu suas atividades e iniciou sua trajetória como varejista nos canais físico e digital, com a gestão de lojas online de operadoras de telefonia e a abertura das primeiras lojas de varejo da marca Samsung em shopping centers de São Paulo e Rio de Janeiro.

Entre 2011 e 2013, com o investimento da One Equity Partners, a Allied expandiu ainda mais seu portfólio de produtos e serviços, passando a distribuir novas linhas de produtos, como câmeras digitais, notebooks e consoles de videogames, e a oferecer gestão de lojas online de operadoras de telefonia. Além disso, a empresa abriu suas primeiras lojas de varejo da marca Samsung.

Entre 2015 e 2018, a Allied foi adquirida pela Advent International Corporation, o que fortaleceu o segmento de varejo da empresa. Nesse período, também foi constituída a subsidiária Mobcom, reforçando o posicionamento da Allied nos canais de vendas online, e adquirida a Wooza, plataforma de prestação de serviços de habilitação de plano de dados, voz e recarga. 

Ainda em 2018, a empresa desenvolveu o modelo de operação “Store in Store”, ampliando sua atuação no varejo físico como parceiro para gestão das vendas de produtos de tecnologia.

Em 2019, a Allied expandiu sua operação e ampliou sua presença geográfica com a aquisição de oito pontos de vendas Samsung. Além disso, a empresa criou a SOUDI Pagamentos, plataforma digital para oferta de produtos e serviços financeiros.

Em 2020, a Allied passou por um IPO (Oferta Pública Inicial) e foi listada no Novo Mercado da B3, com recursos primários de R$180 milhões para investimento no crescimento da empresa. Já em março de 2022, as restrições à negociação de negociações da Allied deixam de existir e a ALLD3 passa a ser amplamente negociada na B3. A partir de então, a empresa ampliou seu portfólio de produtos com a distribuição de linha branca e itens de casa conectada. Em junho de 2022, a Allied contava com mais de 1,5 mil colaboradores e 5 centros de distribuição estrategicamente localizados em todo o país.

Quem São os acionistas da Allied Brasil (ALLD3)?

A Allied Brasil (ALLD3) é negociada no segmento Novo Mercado na B3, com 26,41% de ações em free float e com 100% de tag along. A companhia não possui controle acionário em estatuto, e possui os seguintes investidores majoritários:

  • Brasil Investimentos 2015 I Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia, com 47,39% das ações ordinárias da empresa;
  • Brasil Investimentos 2015 II Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia, com 17,99% das ações ordinárias da empresa;
  • Ricardo Radomysler, com 10,71% das ações ordinárias da empresa;
  • Marcelo Radomysler, com 6,92% das ações ordinárias da empresa;

ALLD3 distribui dividendos?

Sim, a ALLD3 realiza distribuições de dividendos, tendo começado a distribuir em 2021, e distribuído, no ano, R$ 0,76, e no ano seguinte, R$ 0,92. Distribui, em média, uma vez ao ano.