Siga nossas redes

Ações ordinárias e preferenciais: entenda esses tipos de ação

Cada tipo de ação traz vantagens específicas para o investidor, que precisa avaliar qual está mais alinhado com seus objetivos finais.

A imagem mostra as mãos de uma pessoa, que está sentada em frente a um notebook enquanto analisa ações ordinárias e preferenciais. Um gráfico de candlestick foi sobreposto digitalmente na imagem. (Foto: Shutterstock / Thapana_Studio)

Na hora de investir em uma empresa, vem a dúvida: ações ordinárias ou ações preferenciais? Qual delas vai trazer mais retorno?

Os dois tipos de ação trazem vantagens e desvantagens, dependendo do que o investidor espera de cada uma delas. Veja abaixo perguntas e respostas para entender a diferença entre ações ordinárias e preferenciais e como escolher qual delas é mais indicada.

O que são ações ordinárias?

Ações ordinárias são aquelas em que o investidor tem direito ao voto na assembleia de acionistas da empresa. Elas são indicadas para quem quer acompanhar mais de perto as ações da companhia e participar das decisões.

Se a empresa for adquirida por outra e fizer uma oferta de compra dos papéis, quem possui as ações ordinárias têm o direito de receber pelo menos 80% do valor de mercado que é pago aos controladores. Diversas empresas já elevaram esse percentual para 100%.

Tickers de ações ordinárias

O código, ou ticker, que identifica as ações ordinárias (ON) é o número 3 no final dele. Cada ação tem quatro letras para identificar o nome da empresa, seguidas pelo número. Alguns exemplos são: Magazine Luiza (MGLU3), Petrobras (PETR3) e B3 (B3SA3).

Vantagens e desvantagens das ações ordinárias

Vantagens

  • Dá direito ao voto na assembleia de acionistas;
  • Em caso de mudança no controle da empresa, quem tem ação ordinária tem direito ao tag along, que é a possibilidade de vender os papéis, recebendo pelo menos 80% do valor das ações.

Desvantagens

  • A participação na empresa pode ser baixa para pequenos investidores, porque depende da quantidade de ações;
  • Ações ordinárias também podem receber dividendos, mas o valor costuma ser menor do que as preferenciais;
  • Em caso de falência da empresa, quem tem ações ordinárias não tem prioridade para receber o reembolso do valor que investiu na compra dos ativos.

Vale lembrar que cada empresa define em seu estatuto quais são as características de cada tipo de ação. Existem companhias, por exemplo, que pagam dividendos para ações ordinárias, ainda que seja uma quantia menor.

Empresas que fazem parte do Novo Mercado, em que é preciso seguir normas para elevar a governança corporativa, possuem apenas ações ordinárias. Nesses casos, todos os acionistas têm direito ao voto, a “tag along” é de 100% do valor de mercado e podem receber dividendos.

O que são ações preferenciais?

As ações preferenciais dão algumas vantagens ao investidor em relação às ações ordinárias. Uma delas é a prioridade em receber dividendos quando a empresa os distribui aos acionistas. Existe uma oferta maior desse tipo de ação na bolsa, o que faz com que ele geralmente tenha mais liquidez.

O pagamento de dividendo, assim como o aluguel de ações, é uma das formas que o investidor consegue mais ganhos além da simples valorização dos ativos na bolsa de valores. Outra característica das ações preferenciais é que o investidor pode receber o reembolso do que investiu na companhia caso ela venha a falir. 

Tickers de ações preferenciais

O código das ações preferenciais (PN) costuma ser o número 4, depois das quatro letras que identificam a empresa. Alguns exemplos são: Petrobras (PETR4) e Itaú Unibanco (ITUB4).

Ações preferenciais classes A e B

Há empresas que podem usar outros números para as ações preferenciais. Eles servem para dividir esse tipo de ação entre as classes A e B, conforme o percentual de dividendos que é pago e como determina o estatuto social da empresa.

  • Ações preferenciais Classe A: são identificadas pelo número 5, em que o acionista recebe o valor mínimo de dividendo. Além do código que identifica o ativo, é possível ver a classificação como PNA.
  • Ações preferenciais Classe B: são identificadas pelo número 6, e há um valor pré-definido de dividendo. A classificação desse tipo de ação é PNB.

Vantagens e desvantagens das ações preferenciais

Confira quais as vantagens e desvantagens ao investir em ações preferenciais:

Vantagens

  • Tem prioridade na hora de receber os dividendos;
  • Os dividendos costumam ser mais altos do que as ações ordinárias, quando recebem;
  • O acionista desse ativo tem preferência para receber o reembolso pela compra de papéis da companhia caso ela venha à falência ou feche por qualquer outro motivo.

Desvantagens

  • Não dá direito ao voto na assembleia de acionistas;
  • Caso a companhia seja adquirida por outra, não existe um valor mínimo de quanto será pago por ação;
  • Nessa situação de venda da empresa, os investidores podem se desfazer das ações preferenciais para comprar as ordinárias e garantirem o valor mínimo pago por elas. Com isso, as ações preferenciais podem se desvalorizar.

Ações ordinárias, preferenciais e units

A imagem mostra um monitor exibindo um gráfico de candlestick. (Foto: Shutterstock / Xalien)
Investidores podem adquirir pacotes com ações preferenciais e ordinárias, conhecidos como units. (Foto: Shutterstock / Xalien)

Embora o investidor possa adquirir ações ordinárias ou preferenciais separadamente, existe uma opção em que se investe nos dois tipos de ativos de uma empresa ao mesmo tempo. São as units. Elas funcionam como um pacote com os dois tipos de ação.

As units também são chamadas de Certificados de Depósito de Ações. Uma unit tem um lote padrão com pelo menos 100 ações. Cada companhia define a quantidade de cada ativo por unit. No entanto, a proporção costuma ter mais preferenciais do que ordinárias, por conta da capacidade de liquidez.

Por serem negociadas em lotes, as units também podem ser encontradas no mercado fracionário, no qual se compra e vende ações sem uma quantidade mínima. Essa opção é indicada para quem não quer ou não tem como comprar um lote com muitos ativos. 

Independente do tipo de ação, existem oportunidades no mercado em que o investidor pode comprar papéis a preços mais acessíveis. Isso acontece quando a companhia faz o desdobramento de ações

Quando investir em cada tipo de ação?

O investidor pode direcionar seus investimentos de acordo com o retorno que cada uma traz. Se comprar ações preferenciais, pode assegurar o recebimento de dividendos, por exemplo. Já as ações ordinárias oferecem a segurança de, caso mude o controle acionário, o investidor garantir o valor de mercado no preço das ações. De qualquer forma, a recomendação dos especialistas é avaliar quais características dos diferentes tipos de ação se enquadram melhor nos objetivos do investidor.

Veja também:

  • Halving do bitcoin: o que é e quando acontece?
  • Swap: entenda a troca de rentabilidade no mercado financeiro
  • Intraday: o que é e quais operações podem ser feitas?

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.