O Atacadão (CRFB3), ex-“Carrefour Brasil”, é a holding de diversas empresas com foco no ramo alimentício que atuam como braço da holding Carrefour S.A internacional. Signatário do Act For Food, o grupo busca responsabilidade social, apesar de ter se envolvido com escândalos de gestão envolvendo tratamento de clientes negros.
O Grupo Carrefour Brasil é o maior grupo de varejo alimentar do Brasil e oferece diversos formatos de loja para atender a diferentes segmentos de mercado. Além disso, o grupo tem uma presença forte no mercado de e-commerce e inclui outras empresas como drogarias (Carrefour Drogarias), postos de gasolina (Carrefour Postos) e imóveis (Carrefour Properties).
História do Carrefour
Fundada em 1959 no sul da França, em uma encruzilhada (que viria a dar o nome carrefour em francês), a companhia surgiu como mercado e um crescimento que durou os próximos vinte anos na Europa.
Durante meados da década de 1970 o grupo abriu sua primeira unidade no Brasil. Com uma primeira sede em São Paulo, o grupo rapidamente se destacou no país sulamericano, que virou seu segundo maior mercado. Em 2015 a companhia marcou presença como primeira rede de alimentos em todos os 27 estados do país.
As aquisições da companhia ocorrem desde os anos 2000, com alguns destaques para a rede Atacadão, que hoje dá nome à marca brasileira, em 2007, e a parceira com o Itaú para criação do Banco Carrefour. Em 2017 realizou seu IPO e, em 2019, adquiriu a Rede mineira Grupo Super Nosso.
Quem são os acionistas de CFRB3
O Carrefour Brasil, ou Atacadão, possui ações negociadas sobre o ticker CFRB3. Negociada no segmento do Novo Mercado da B3, a companhia possui um tag along de 100% e com um free float de 25%. É controlada pela Carrefour S.A, holding internacional, e dividida nas seguintes companhias:
- Carrefour Nederland B.V., com 36,64% das ações da empresa;
- Península II Fundo de Investimento em Participações, com 7,23% das ações da empresa
- Carrefour S.A., com 30,97% das ações da empresa
CFRB3 distribui dividendos?
Sim, a CFRB3 realiza distribuição de dividendos desde 2018. A menor distribuição foi em 2020, a R$ 0,24 por ação, enquanto que o maior ocorreu em 2021, a R$ 0,90. As distribuições ocorrem na forma de JCP e dividendos três vezes ao ano.
*Texto atualizado pela última vez em janeiro de 2023.