Siga nossas redes

Estamos enfrentando problemas na leitura da API responsável por mostrar dados nesta página, o que pode afetar a exibição de informações atualizadas. Nossa equipe está trabalhando na resolução do problema. Enquanto isso, você pode continuar navegando normalmente.

FERBASA

A Ferbasa (FESA4), Cia Ferro Ligas da Bahia, é uma empresa do setor de siderurgia especializada na produção de ferroligas – especificamente as de ferrocromo e ferrossilício. A companhia é a maior produtora de ferrocromo do Brasil, sendo a única produtora verticalizada das Américas. Detendo desde a mineração de 95% das usinas de cromita do país até a confecção em 14 fornos das ferroligas, a empresa também atua no setor de reflorestamento.

A companhia funciona hoje como uma holding de outras cinco empresas, que atuam sinergicamente: 

  • A Silbasa, indústria arrendada para a produção de ferroligas – única empresa que não é 100% controlada pelo grupo (a Ferbasa detém 51% da companhia);
  • A Mineração Vale do Jacurici, responsável pela mineração de 15 minas de cromo
  • A Reflorestadora e Agrícola S.A., responsável pelo reflorestamento e por zerar o impacto ambiental da empresa;
  • A Indústria de Minérios Damacal, responsável pela mineração e refinamento de minas de cal;
  • A BW Guirapá, holding de energia eólica responsável por abastecer as demais companhias do grupo.

História da Ferbasa

A Ferbasa foi fundada na Bahia, em 1961, pelo engenheiro José Corgosinho de Carvalho Filho. Engenheiro atuante na fundação de Brasília, Carvalho Filho mais tarde viria a fundar a Fundação José Carvalho Filho, cuja razão social seria a geração de oportunidades de ensino para jovens. Em 1975, o empresário doou 94% das ações da empresa para a fundação, de modo a garantir seu financiamento.

A companhia começou a sua atuação na mineração a céu aberto em complexo de cromo localizado na região centro-norte da Bahia. As operações começaram em Campo Formoso, e em 1973 foram ampliadas para Ipueiras, em Andorinhas (BA).

O IPO da companhia ocorreu em 1961. Hoje, apenas ações preferenciais são negociadas pela empresa.

Quem são os acionistas da Ferbasa

A FESA4 tem como principal acionista ordinário a Fundação José Carvalho Filho. Criada pelo fundador da empresa, ela tem como objetivo o amparo a iniciativas de educação para jovens da Bahia. Com 98,8% das ações ordinárias e 25,75% das ações preferenciais, a Fundação é a acionista majoritária.

Além dela, outras empresas e instituições possuem grandes fatias de ações preferenciais da empresa:

  • Trígono Capital, com 14,5% das ações preferenciais da companhia;
  • Vanguard Group, com 2,59% das ações preferenciais da companhia;
  • BlackRock (BLAK34), com 1,37% das ações preferenciais da companhia;
  • JP Morgan, com 1,29% das ações preferenciais da companhia;
  • Dimensional Funds, com 1,24% das ações preferenciais da companhia.

A FESA4 distribui dividendos?

Sim, a FESA4 realiza distribuição de dividendos desde 2007. Entretanto, foi apenas a partir de 2009 que as distribuições se tornaram uniformes e recorrentes. A média por ação desde 2009 foi de R$ 0,89, sendo que no ano de 2022 a distribuição foi 1.121% maior do que em 2021.

Em seu estatuto se estabelece a necessidade de distribuição mínima obrigatória de 25% do lucro líquido apurado no ano, podendo ser acrescido em comum acordo pelos acionistas ordinários. Uma vez que as ações se encontram concentradas na Fundação, que tem a companhia como principal fonte de renda, houve JCPs (juros sobre capital próprio) e distribuições extraordinárias todos os anos desde 2009.

*Texto atualizado pela última vez em setembro de 2022