A Gerdau (GGBR3, GGBR4) é uma das principais produtoras de aço longo nas Américas e um dos maiores fornecedores de aço especial do mundo. A empresa atua em 10 países e emprega mais de 30.000 pessoas. Além disso, é uma das maiores recicladoras de aço do mundo, transformando anualmente mais de 11 milhões de toneladas de sucata em novos produtos de aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua.
A Gerdau é uma empresa de capital aberto listada nas bolsas de valores de Nova York (NYSE), São Paulo (B3) e Madrid (Latibex). Como uma das líderes globais no setor, a empresa reportou uma receita líquida de R$ 59,3 bilhões em 2020, com um lucro líquido de R$ 5,5 bilhões.
Seus principais segmentos de negócios incluem a produção de aço e sua comercialização, além de serviços relacionados como logística, armazenamento e distribuição. A Gerdau é uma referência na indústria do aço, com um forte histórico de inovação e uma estratégia de crescimento bem-sucedida.
Gerdau História
A história da Gerdau começa em 1901, quando João Gerdau adquiriu a Cia. Fábrica de Pregos Pontas de Paris em Porto Alegre (RS). Em 1948, a empresa assumiu o controle da Usina Riograndense, no Rio Grande do Sul, iniciando a produção de aço.
A Gerdau continuou a expandir suas operações ao longo das décadas, inaugurando a Siderurgia AçoNorte em Pernambuco em 1969 e abrindo a primeira filial da Comercial Gerdau em São Paulo em 1971. Na década de 1980, a Gerdau iniciou sua internacionalização com a compra da Siderúrgica Laisa, no Uruguai, e a entrada no mercado norte-americano com a aquisição da Courtice Steel no Canadá.
Nos anos 2000, a Gerdau continuou a expandir seus negócios, assumindo o controle da Ameristeel nos Estados Unidos em 2001 e lançando o Instituto Gerdau em 2005. A empresa também se estabeleceu no Peru com a compra da Siderperu em 2006 e no México com a aquisição do grupo Feld em 2007.
Em 2018, a Gerdau teve seu primeiro CEO fora da família, Gustavo Werneck, assumindo a presidência no lugar de André Gerdau Johannpeter. A empresa continua a inovar, com o lançamento da Gerdau Graphene em 2021 e o compromisso com novas matrizes de energia limpa e renovável, anunciando a construção de parques fotovoltaicos em Minas Gerais e Midlothian (Texas, EUA). Atualmente, a Gerdau é uma das principais produtoras de aço longo nas Américas, com operações em 10 países e mais de 30 mil colaboradores.
Quem São os acionistas da Gerdau?
A Gerdau (GGBR3) é negociada no segmento Nível 1 na B3, com 66,16% de ações em free float e 100% de tag along. A companhia não possui controle acionário em estatuto, e possui os seguintes investidores majoritários:
- Capital International Investors, com 9,80% das ações preferenciais da empresa;
- Gerval Investimentos Ltda., com 0,40% das ações preferenciais da empresa;
- Metalúrgica Gerdau S.A., com 97,26% das ações ordinárias da empresa;
GGBR4 paga dividendos?
Todas as ações das empresas Gerdau, GGBR4 inclusive, pagam dividendos e/ou juros sobre o capital próprio equivalentes a, no mínimo, 30% do lucro líquido. Desde março de 2003, a companhia adotou o pagamento trimestral de dividendos ou juros sobre o capital próprio como antecipação do dividendo mínimo obrigatório.