As Americanas (AMER3) são uma das principais empresas de consumo do país com presença na internet e em lojas físicas. Ela atua no comércio varejista e atacadista em geral de quaisquer bens e serviços. Confira a seguir a cotação da AMER3 e saiba mais sobre os dividendos das ações das Americanas.
História das Americanas
As Lojas Americanas têm mais de 90 anos de trajetória, mas após muitas fusões, aquisições e alienações, tornou-se apenas Americanas. Só para ilustrar, apenas em 2020 e 2021, a empresa anunciou 10 M&As (fusões e aquisições). Desde 2005, foram 29 operações como essas.
Com a reestruturação societária, no início de 2022, a empresa passou a organizar as marcas em: core, iniciativas de crescimento e futuro. Entre as marcas core estão: Americanas, Submarino, Shoptime e Sou Barato. Já entre as iniciativas de crescimento estão, por exemplo: Puket, Imaginarium, Natural da Terra e Hortifruti. E para o futuro, aparecem Ame Digital, inteligência artificial e machine learning.
As ações LAME3 e LAME4 deixaram de ser negociadas em janeiro de 2022 e foram incorporadas no ticker AMER3. A operação ocorreu devido ao processo de reestruturação societária das Lojas Americanas. Dessa forma, cada investidor com ações LAME3 ou LAME4 recebeu 0,188964 ação AMER3.
Como resultado, a empresa passou a ser listada no Novo Mercado da B3, o segmento com mais alto nível de governança. No primeiro trimestre de 2022, as Americanas atingiram a marca de 52 milhões de clientes na base ativa.
Quem são os acionistas das Americanas
De acordo com a empresa, em março de 2022, a composição acionária estava dividida em: acionistas de referência (30%), Investo (7%) e tesouraria (1%). Além disso, os 62% restantes estavam em circulação no mercado com outros acionistas.
AMER3 paga dividendos?
A AMER3 ficou dez anos sem pagar dividendos aos seus acionistas, desde 2012 até 2020. Antes dos juros sobre capital próprio distribuídos em março de 2022, a AMER3 pagou dividendos em abril de 2011.
- Descubra como calcular juros compostos de forma rápida