Siga nossas redes

Estamos enfrentando problemas na leitura da API responsável por mostrar dados nesta página, o que pode afetar a exibição de informações atualizadas. Nossa equipe está trabalhando na resolução do problema. Enquanto isso, você pode continuar navegando normalmente.

Iochpe-Maxion

A Iochpe Maxion (MYPK3) é uma companhia listada na B3 no segmento de automóveis e motocicletas com o foco na fabricação de rodas de automóveis. É uma das principais fabricantes de componentes automotivos das américas, com 32 unidades fabris em 14 países e mais de 17 mil funcionários.

A companhia possui duas macrodivisões que direcionam suas atividades: a Maxion Wheels, fabricante de rodas automotivas, e a Maxion Structural Components, de peças estruturais para automóveis. Além disso, também fornece para equipamentos agrícolas.

Com a divisão AmstedMaxion, produz ainda estruturas para o setor ferroviário.

História de Iochpe-Maxion

Fundada em 1918, no segmento madeireiro, a companhia iniciou suas atividades em Marcelino Ramos (RS), por Salomão Iochpe. A companhia até hoje é controlada por membros da família.

Ao longo da primeira metade do século XX, a companhia diversificou suas atividades para os setores financeiros, através de seguros, e industrial, que viria hoje a ser seu braço mais forte de atuação. O que culminou com a empresa passando pelo seu IPO na década de 1980, na extinta BM&FBOVESPA. 

Depois de passar por parcerias com empresas como HP e Edisa, a empresa consolidou suas atividades de maior lucratividade na época em torno de autopeças. Foi quando o modelo fabril atual se consolidou. 

A AmstedMaxion surgiu nesse período, em torno dos anos 2000, quando a companhia aliena a participação ferroviária em prol de uma Joint-Venture.

Já nos anos 2008 a companhia passou a mirar o segmento de Novo Mercado da Bovespa, em nova estrutura societária que eliminou as ações preferenciais. Também foi nesse ano que começaram a expansão internacional para o Chile, com a expansão do portfólio de plantas fabris.

Os anos 2010 foram marcados por fortes aquisições da marca, como a Montich, Argentina, Hayes Lemmerz e Grupo Galaz, por exemplo. Em 2018 a companhia marca seu aniversário de 100 anos, e começa a década de 2020 inaugurando fábricas na Índia e China.

Quem são os acionistas de MYPK3

Com 100% de tag along e free float de 85,17%, descendentes do sócio-fundador possuem grande parte das ações ordinárias detidas por pessoas físicas, mas grandes fundos também possuem suas fatias da empresa:

  • Família Iochpe, com 12,25% das ações ordinárias da empresa;
  • Alasca Investimentos, com 10,8% das ações ordinárias da empresa;
  • WPA Est Investimentos, com 7,21% das ações ordinárias da empresa;
  • Vokin Administração de Recursos Ltda., com 7,68% das ações ordinárias da empresa;
  • BlackRock Inc (BLAK34), com 6,41% das ações ordinárias da empresa;

MYPK3 distribui dividendos?

Sim, a MYPK3 realiza distribuição anual de dividendos desde 2008. A maior distribuição foi em 2009, a R$ 1,67 por ação, e a menor em 2017, a R$ 0,07 por ação. A companhia tende a realizar distribuições bianuais.

*Texto atualizado pela última vez em novembro de 2022.