Sequoia Logística (SEQL3) é uma empresa líder em logística baseada em tecnologia, especializada no mercado brasileiro de e-commerce entre empresas privadas, considerando o número de entregas realizadas. A companhia oferece uma ampla gama de serviços no segmento de transporte e logística, com foco em entregas expressas.
No que diz respeito às soluções de entrega expressa para e-commerce, a Sequoia oferece uma variedade completa de serviços de transporte e logística de valor agregado, incluindo serviços de última milha business-to-consumer (B2C), serviços de carga fracionada (LTL), que consistem em transporte utilizando capacidade parcial do veículo, e serviços de carga completa (FTL), que utilizam a capacidade total do veículo.
A empresa também oferece serviços de campo, como entregas com instalação, troca e desinstalação de equipamentos portáteis, além de serviços de logística interna, como armazenamento, manuseio, triagem, embalagem e envio. O modelo de negócio da Sequoia é baseado em uma estrutura simplificada de ativos leves, na qual 97% de sua frota de veículos e infraestrutura são terceirizados ou alugados.
História da Sequoia Logística
A Sequoia Logística foi fundada em abril de 2010 por Armando Marchesan Neto, atual CEO da empresa, e Décio Honorato Alves, com o objetivo de se tornar um grande player no mercado de logística e transporte brasileiro. Em 2012, a Sequoia captou recursos com o banco de investimentos BR Partners, que se tornou acionista da empresa, e adquiriu 100% das operações da Linx Fast Fashion, expandindo sua atuação para o setor da moda.
Nos anos seguintes, a Sequoia adquiriu participações majoritárias em várias empresas logísticas, consolidando-se como líder no setor de moda e vestuário. Em 2014, a Warburg Pincus investiu na empresa, permitindo a aquisição de tecnologias de rastreamento, localização e armazenamento. Em 2015, a Sequoia entrou no segmento de logística tecnológica e meios de pagamento e diversificou suas áreas de atuação.
Em 2016, a Sequoia adquiriu 100% da Yeplog, uma empresa de logística e tecnologia voltada para meios de pagamento. No mesmo ano, a BR Partners vendeu sua participação na empresa. Em 2017, a Sequoia expandiu sua rede de distribuição no sul do Brasil e fortaleceu sua presença na indústria de entregas B2C.
Em 2019, a Sequoia adquiriu a Texlog e a Nowlog, aumentando sua atuação no segmento de entregas de e-commerce. Em 2020, a empresa consolidou seu portfólio de serviços e ingressou no segmento de carga fracionada (LTL) com a aquisição da Transportadora Americana – TA e Direcional Transporte. Em outubro de 2020, a Sequoia realizou sua oferta pública inicial, tornando-se uma empresa de capital aberto.
Em 2021, a Sequoia adquiriu a Prime, a Frenet e a Plimor, expandindo ainda mais seu portfólio de serviços e atuação geográfica. Em setembro do mesmo ano, a empresa criou a Drops em parceria com a Gigahub, visando oferecer serviços de logística através de pontos de coleta e entrega (PUDOs). A Drops pretende expandir sua rede de PUDOs nos próximos anos.
Em novembro de 2021, a Sequoia adquiriu 41% da Lincros, uma logtech líder no segmento SaaS para empresas B2B. Em dezembro, a Warburg Pincus encerrou seu ciclo de investimentos na Sequoia, vendendo todas as ações na B3.
Quem são os acionistas da Sequoia Logística (SEQL3)?
A Sequoia Logística (SEQL3) é negociado no segmento Novo Mercado da B3, com 87,34% de ações em free float e 100% de tag along. A companhia possui controle acionário em estatuto com a Fram Capital e Armando Marchesan e os seguintes investidores:
- Armando Marchesan Neto, com 0,74% das ações ordinárias da empresa;
- Fram Capital Sherman FIA Investimento no Exterior, com 4,41% das ações ordinárias da empresa;
- Banco Morgan Stanley S.A., com 7,10% das ações ordinárias da empresa;
- Fram Capital Sherman II FIP Multiestratégia, com 6,60% das ações ordinárias da empresa;
- Newfoundland Malibu Gestora De Recursos Ltda, com 12,10% das ações ordinárias da empresa;
- Alpha Key Management Investimentos, com 5,01% das ações ordinárias da empresa;
- Vinland Capital Management Gestora de Recursos Ltda, com 5,06% das ações ordinárias da empresa;
- Alaska Investimentos Ltda, com 5,60% das ações ordinárias da empresa;
- Fourth Sail Capital LP (geridos pela Tordesilhas Capital Gestora de Recursos Ltda), com 6,20% das ações ordinárias da empresa;
Sequoia Logística (SEQL3) distribui dividendos?
Não, a Sequoia Logística (SEQL3) não realiza distribuição de dividendos.
*Texto atualizado pela última vez em março de 2023