Siga nossas redes

USIM5 – Usiminas

USIMINAS PNA N1
9,96
Reais (BRL - R$)
1,84% Variação (Dia)
9,76 Mínimo (Dia)
10,00 Máximo (Dia)
Fechamento Anterior: 9,78
Abertura: 9,79

A Usiminas é uma das principais empresas do setor de materiais básicos no Brasil, com forte atuação no segmento siderúrgico e metalúrgico. Fundada na década de 50, a Usiminas é atualmente a principal siderúrgica de aço do país, ocupando a liderança do mercado nesse segmento.

Além disso, a empresa é uma sociedade anônima de capital aberto, com suas ações negociadas na Bolsa do Brasil, a B3, sob os códigos USIM3, USIM5 e USIM6. 

História da Usiminas

A Usiminas é uma das principais empresas do setor siderúrgico no Brasil, tendo iniciado suas atividades em 1962 como resultado de uma joint venture entre o Governo do Estado de Minas Gerais e o Governo Federal do Japão. Durante os primeiros anos, a empresa teve um crescimento lento, mas na década de 70 tornou-se a principal fornecedora de aço para setores como a construção civil, a indústria naval e automobilística.

Ao longo da década de 80, o Brasil passou por instabilidades financeiras que impactaram negativamente a Usiminas. Em 1991, a empresa tornou-se a primeira empresa do país a ser privatizada no Plano de Desestatização do Governo.

Durante a década de 90, a Usiminas passou por uma série de reformulações e estipulou um plano de investimento de US$2,1 bilhões, que permitiu ao grupo ganhar força no mercado, diversificar seu campo de atuação e criar a subsidiária Unigal. A empresa também se destacou pela produção de uma nova linha de tiras.

Nos primeiros anos do novo milênio, a Usiminas consolidou-se como uma das principais siderúrgicas do mundo, ocupando a liderança de mercado no Brasil em relação à produção de aço. Em 2008, a empresa passou por uma série de reformulações internas para manter sua competitividade no mercado.

Quem São os acionistas da Usiminas?

A Usiminas é negociada no segmento Nível 1 na B3, com 53,96% de ações em free float e com 80% de tag along. A companhia possui controle acionário em estatuto, dividido entre fundos previdenciários do estado e companhias internacionais, e possui os seguintes investidores majoritários:

  • Previdência Usiminas, com 4,84% das ações ordinárias e 2,72% das ações preferenciais;
  • Prosid Investiments S.C.A., com 4,14% das ações ordinárias e 0,19% das ações preferenciais;
  • Metal One Corporation, com 0,11% das ações ordinárias; 
  • Mitsubishi Corporation, com 1,06% das ações ordinárias; 
  • Ternium Argentina S.A, com 2,07% das ações ordinárias e 0,09% das ações preferenciais;
  • Companhia Siderúrgica Nacional (“GRUPO”), com 15,12% das ações ordinárias e 10,07% das ações preferenciais;
  • Nippon Steel Corporation, com 31,24% das ações ordinárias e 0,57% das ações preferenciais;
  • Ternium Investiments S.àr.l, com 28,18% das ações ordinárias e 1,28% das ações preferenciais;
  • Confab Industrial S.A., com 5,18% das ações ordinárias e 0,23% das ações preferenciais;
  • BlackRock. Inc., com 5,05% das ações preferenciais;
  • Plural Investimentos Gestão de Recursos LTDA, com 5,05% das ações preferenciais.