A Vulcabrás (VULC3) é a maior indústria de calçados esportivos do Brasil, atuando no setor há mais de 70 anos e contando com marcas líderes como Olympikus, Under Armour e Mizuno. Com mais de 800 novos modelos por ano, a empresa possui modernas fábricas no Nordeste e emprega mais de 17 mil colaboradores em suas cinco unidades no país e no Peru. A estratégia da Vulcabrás é a diversificação de portfólios, buscando inovação e aperfeiçoamento constante.
História Vulcabras.
Fundada em 1952 como Companhia Brasileira de Calçados Vulcanizados S.A., em São Paulo, a empresa produzia calçados de couro com sola de borracha vulcanizada.
Com o tempo, a Vulcabrás expandiu sua atuação, tornando-se a maior indústria de calçados esportivos do país. A empresa se tornou gestora de marcas líderes em seus respectivos segmentos, como Olympikus, Under Armour e Mizuno, com mais de 800 novos modelos por ano.
Com duas modernas fábricas localizadas na região Nordeste do Brasil, em Horizonte/CE e Itapetinga/BA, a Vulcabrás emprega diretamente mais de 17 mil colaboradores. A empresa também conta com um centro administrativo em Jundiaí/SP, além de um Centro de Distribuição Logístico destinado ao canal de e-commerce localizado em Extrema/MG e uma filial com centro de distribuição no Peru.
Em 2017, a Vulcabrás realizou uma oferta pública de ações que resultou em um aumento expressivo da liquidez das ações e levou a Companhia ao Novo Mercado, segmento que reúne as empresas com maior nível de governança corporativa da B3.
Em 2018, a Vulcabrás firmou contratos de distribuição e licenciamento exclusivo da marca Under Armour no Brasil por 10 anos. Os contratos também incluem fabricação e comercialização dos produtos da Under Armour: calçados, confecções e acessórios.
Em 2021, a Vulcabrás passou a se chamar Vulcabras S.A. e incorporou em suas comunicações a assinatura “Vivemos para o esporte”. A empresa também passou a operar e produzir a marca Mizuno no Brasil e criou o Olympikus Corre Grafeno, o primeiro tênis de corrida do mundo com placa de grafeno.
Quem São os acionistas da Vulcabras (VULC3 )?
A Vulcabras (VULC3) é negociada no segmento Novo Mercado na B3, com 30,02% de ações em free float e com 100% de tag along. A companhia não possui controle acionário em estatuto, e possui os seguintes investidores majoritários:
- Minerva Fundo De Investimento De Ações – Investimento No Exterior, com 1,54% de ações ordinárias da empresa;
- Gold Negócios e Participações S/A., com 15,24% de ações ordinárias da empresa;
- Fundo De Investimento De Ações Investimento No Exterior Pgb 4,85% de ações ordinárias da empresa;
- André de Camargo Bartelle, com 0,79% de ações ordinárias da empresa;
- Giovana Bartelle Velloso, com 2,95% de ações ordinárias da empresa;
- Bartelle Fundo De Investimento De Ações – Investimento No Exterior, com 1,79% de ações ordinárias da empresa;
- L4e Fundo De Investimento De Ações – Investimento No Exterior, com 0,77% de ações ordinárias da empresa;
- Pedro Bartelle, com 4,24% de ações ordinárias da empresa;
- Pedro Grendene Bartelle, com 0,10% de ações ordinárias da empresa;
- Gianpega Negócios e Participações S/A., com 31,83% de ações ordinárias da empresa;
- Maria Cristina Nunes de Camargo, com 5,89% de ações ordinárias da empresa;
- Guepardo Investimentos Ltda, com 10,03% de ações ordinárias da empresa;
VULC3 distribui dividendos?
Sim, a VULC3 realiza distribuições de dividendos, tendo iniciado as distribuições em 2007 e interrompido apenas nos anos de 2012 e 2020. A maior distribuição foi em 2009, a R$ 0,67, e a menor em 2023, a R$ 0,08.