Siga nossas redes

Criptonews

Bankman-Fried, fundador da FTX, é condenado a 25 anos de prisão nos EUA

O co-fundador da FTX, Sam Bankman-Fried, foi condenado a 25 anos de prisão por roubar bilhões de dólares de clientes, marcando o capítulo final de um caso que tanto cativou quanto obscureceu a indústria de criptomoedas.

O juiz Lewis A. Kaplan proferiu a sentença no tribunal federal de Manhattan momentos depois de Bankman-Fried dizer que estava “arrependido do que aconteceu em todas as etapas”. Ele enfrentou uma pena de até 110 anos de prisão após ser condenado no ano passado por sete crimes, incluindo fraude e conspiração.

O ex-bilionário tornou-se um símbolo de má conduta e ganância no mundo das criptomoedas depois que sua exchange FTX, extremamente popular, faliu, expondo uma fraude de vários anos que gerou prejuízo de US$ 10 bilhões aos clientes da empresa. Bankman-Fried, de 32 anos, negou ter cometido fraude conscientemente e afirmou que ele e seu império de criptomoedas foram vítimas das baixas do mercado em 2022.

Os promotores buscavam uma sentença de até 50 anos, enquanto os advogados de Bankman-Fried recomendavam apenas 6 anos e meio. Embora não haja liberdade condicional no sistema federal, ele poderia ser libertado alguns anos antes por bom comportamento.

Kaplan rejeitou o pronunciamento de Bankman-Fried, que durou 20 minutos. O juiz focou na gravidade do crime e disse que o fundador da FTX não estava realmente arrependido.

“Há um risco de que este homem possa fazer algo muito ruim no futuro”, disse Kaplan. “E não é um risco trivial. De forma alguma um risco trivial.”

Além da sentença de prisão, Kaplan disse que Bankman-Fried deveria perder mais de US$ 11 bilhões. O juiz disse que recomendaria que ele fosse encarcerado em uma instalação próxima à casa de seus pais na Califórnia.

Embora Bankman-Fried já tenha sinalizado sua intenção de apelar de sua condenação, ele também tem o direito de contestar a sentença.

Entenda o caso

No julgamento, os promotores disseram que Bankman-Fried desviou bilhões de dólares da FTX para seu fundo de hedge irmão, Alameda Research. O objetivo seria gastar em investimentos especulativos, fazer mais de 300 doações políticas e comprar imóveis caros.

Diante da volatilidade do mercado, os credores começaram a pedir seu dinheiro em 2022 e Bankman-Fried usou fundos de clientes da FTX para pagá-los de volta. Mas uma onda de saques de clientes culminou na falência da FTX em novembro de 2022, e Bankman-Fried renunciou ao cargo de CEO.

Antes da sentença, o advogado de Bankman-Fried fez um apelo apaixonado por uma sentença leve. Marc Mukasey elogiou a dedicação de seu cliente em ajudar os outros, citando os fundos que ele arrecadou para caridade, bem como o tempo na prisão que ele usou para ajudar outros detentos a estudar para diplomas de ensino geral.

“Sam é uma pessoa incrivelmente bondosa e generosa que pode nem sempre demonstrar todas as normas sociais, mas é generoso e altruísta além da maioria das normas”, disse Mukasey em um tribunal silencioso.

“Sam Bankman-Fried não toma decisões com malícia no coração, ele toma decisões com matemática na cabeça”, disse ele.

Mas o juiz e os promotores não compraram a representação de Bankman-Fried como um benfeitor socialmente desajeitado.

“Este foi um negócio permeado de criminalidade em toda parte”, disse Nick Roos, assistente do procurador dos EUA. “Embora a linha soe bem, é preocupante porque o que ela diz é que se o Sr. Bankman-Fried achasse que a matemática justificaria, ele faria de novo.”

Durante sua declaração, Bankman-Fried tentou atribuir parte do atraso no pagamento aos clientes aos administradores da empresa depois que ela entrou em falência. Ele disse que havia fundos suficientes disponíveis para devolver seus fundos muito mais rapidamente.

“Na maioria das vezes, os clientes foram prejudicados”, disse ele. “Eles foram prejudicados por mais pessoas do que posso contar, inclusive eu mesmo. Foi angustiante assistir a tudo isso se desenrolar.”

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.