Siga nossas redes

Criptonews

Mercado cripto perde até veteranos em momento de ‘pânico’

Perdas crescentes fazem com que até mesmo alguns dos investidores mais firmes abandonem o barco.

No colapso das criptomoedas este ano, os especuladores de curto prazo estavam entre os primeiros a se desfazerem de suas posições. Agora, as perdas crescentes fazem com que até mesmo alguns dos investidores mais firmes abandonem o barco.

Um indicador chamado SOPR, que rastreia o coeficiente entre o preço obtido na venda de uma criptomoeda e o preço pago originalmente na compra, caiu para seu nível mais baixo em um ano, de acordo com dados da Glassnode.

Os ganhos menores sugerem que os detentores de longo prazo estão sob pressão, um sinal preocupante para um mercado conhecido pelos chamados hodlers – apoiadores firmes de longa data que enfrentariam qualquer queda.

“O pensamento era de não se preocupar porque os investidores de longo prazo seriam firmes”, disse Noelle Acheson, estrategista chefe da Genesis Global, em entrevista. “Começamos a ver os detentores de longo prazo vendendo também. De acordo com dados on-chain, alguns deles parecem estar vendendo em pânico, saindo abaixo do custo.”

O SOPR oferece uma pista sobre o sentimento e a lucratividade em um determinado período de tempo e reflete o grau de ganhos realizados para todas as moedas movidas em uma mesma blockchain, segundo a Glassnode.

O indicador mostra uma média e não significa necessariamente que todos os detentores de longo prazo estão vendendo, nem que todos os que estão descarregando estão fazendo isso com prejuízo. Mas é outro ponto de preocupação para um mercado que sofreu vários reveses, com poucos catalisadores evidentes para ajudá-lo a reverter o curso.

Queda do bitcoin e ether

Os ativos digitais foram vendidos durante todo o ano, juntamente com outros ativos de risco, à medida que bancos centrais no mundo todo passaram a aumentar juros para conter a inflação. O bitcoin (BTC) caiu cerca de 50% este ano e o ether (ETH) caiu 70%. Um índice de 100 das maiores moedas caiu mais de 60% este ano até sexta-feira (17).

As últimas tensões no setor de criptomoedas surgiram do espaço de empréstimos, onde empresas de alto perfil como a Celsius Network e a Babel Finance congelaram saques. Enquanto isso, um tweet da Three Arrows Capital, um grande fundo de criptomoedas, levantou preocupações sobre possíveis problemas financeiros.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.