Nos próximos cinco anos, atualizações significativas para as baterias de veículos elétricos devem finalmente chegar ao mercado. Em andamento há décadas, essas mudanças provavelmente significarão que, até 2030, os veículos a gasolina custarão mais do que seus equivalentes elétricos
Alguns VEs carregam tão rápido quanto o abastecimento em um posto de gasolina; e os VEs de super longo alcance farão a frase “ansiedade com a autonomia” parecer fora de moda.
Uma razão pela qual você pode não estar ciente desses saltos tecnológicos iminentes é que eles há muito tempo foram ofuscados por esforços mais chamativos para substituir completamente a tecnologia de bateria de íons de lítio existente nos veículos elétricos. Repetidamente, os “avanços” prometidos não conseguiram avançar, o que deixou os investidores desinteressados e os consumidores, decepcionados.
Quase todos esses novos desenvolvimentos são atualizações das mesmas baterias de lítio testadas e aprovadas que outros tentaram eliminar, o que lhes dá uma enorme vantagem: elas podem ser fabricadas em instalações já existentes usando as cadeias de suprimentos estabelecidas. Isso é importante porque os investimentos anteriores em capacidade de fabricação são tão grandes — mais de US$ 30 bilhões apenas em 2023, de acordo com a BloombergNEF — que dificultam a competitividade de qualquer tecnologia que não possa ser fabricada nessas instalações.
Para ler a íntegra da matéria do The Wall Street Journal, clique aqui.
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