Siga nossas redes

Economia

Ata do Fed pode dar pistas sobre fim das altas de juros nos EUA

A ata, que será divulgada às 15h (horário de Brasília), pode mostrar o quanto diferentes grupos de autoridades do Fed acreditam em um declínio contínuo da inflação.

A ata da reunião do Federal Reserve no mês passado pode indicar nesta quarta-feira (16) quantas autoridades acham que o banco central dos Estados Unidos já encerrou com os aumentos da taxa de juros e se os possíveis riscos para a economia devido ao aperto agressivo da política monetária assumiram mais peso em seu debate.

O Fed elevou sua taxa básica de juros para uma faixa entre 5,25% e 5,5% na reunião de 25 e 26 de julho, um passo que o chair do banco central, Jerome Powell, disse em sua coletiva de imprensa pós-decisão que pode não ser o último em uma rodada agressiva de aumentos de juros que começou em março de 2022 para compensar o surto mais rápido de inflação desde a década de 1980.

Mas ele também disse que as “peças do quebra-cabeça” estavam começando a se encaixar para reduzir a inflação, incluindo melhores cadeias de oferta, moderação na demanda por trabalhadores e condições de empréstimo mais rígidas.

A ata, que será divulgada às 15h (horário de Brasília), pode mostrar o quanto diferentes grupos de autoridades do Fed acreditam em um declínio contínuo da inflação, ou se a maioria ainda sente que outro aumento de juros é provavelmente necessário, como a maioria deles fez em sua última rodada de projeções econômicas divulgada em junho.

Sede do Fed em Washington 19/03/2019. REUTERS/Leah Millis/File Photo

Um aumento adicional de 0,25 ponto percentual na taxa de juros, seja na reunião de 19 e 20 de setembro ou mais tarde no ano, seria marginal em seu impacto macroeconômico, marcando uma pequena adição à alta total de 5,25 pontos nos 16 meses até julho.

No entanto, enviaria um sinal importante para os mercados de títulos e ações, que estão amplamente convencidos de que o banco central terminou de aumentar os juros e agora começará a procurar o momento certo para começar a cortá-los.

“Parece haver pouco consenso entre as autoridades em relação à trajetória à frente”, escreveu o analista do Citi Andrew Hollenhurst.

O documento inclui referências a como os membros do Fed avaliam a economia, sobre a trajetória provável da inflação, a política monetária apropriada e os principais riscos para suas perspectivas.

O documento, divulgado três semanas depois de uma reunião de política monetária, sempre corre o risco de parecer desatualizado e muitas vezes reitera os pontos que o chefe do Fed comenta em coletivas de imprensa pós-reunião, ou cobre dados que surgiram nesse meio tempo.

Powell, por exemplo, confirmou em sua coletiva de imprensa no mês passado que a equipe do Fed mudou sua previsão e removeu a expectativa de que a economia entraria em recessão, algo que de outra forma só teria sido revelado na ata.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.