RIO DE JANEIRO (Reuters) – O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, disse na segunda-feira que o banco de fomento deve apoiar a Embraer com financiamento para fornecer as 90 aeronaves encomendadas pela American Airlines.
Mercadante disse que está aguardando a Embraer demonstrar interesse em financiamento, mas que “seguramente” parte dessas aeronaves será apoiada pelo banco, uma vez que o BNDES já ajudou a financiar mais de 1.270 jatos da fabricante brasileira.
“É uma empresa extremamente sólida que está comprando”, disse ele, referindo-se à norte-americana American Airlines. Mercadante acrescentou que a Embraer deverá recorrer ao BNDES. “Temos total interesse em estar sempre juntos da Embraer.”
Os comentários foram feitos durante evento no Rio de Janeiro para apresentar os resultados trimestrais e anuais do banco de fomento.
A Embraer anunciou na véspera acordo com a American Airlines que pode superar 7 bilhões de dólares, envolvendo o pedido firme de 90 aviões modelo E175. O contrato prevê diretos de compra para outras 43 unidades do modelo.
Em setembro do ano passado, o BNDES aprovou um financiamento para a Embraer fornecer 14 aeronaves para a companhia aérea norte-americana Republic Airways.
(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)
Veja também
- Azul avança para fechar acordo de US$ 600 milhões com arrendadores de aviões
- Funcionários da Boeing nos EUA entram em greve e interrompem produção do 737 MAX
- Raízen arrecada US$ 1 bilhão com a emissão de dívida ‘verde’ no exterior
- Seca no Norte leva Petrobras a acionar plano de contingência para transportar petróleo e gás
- GM e Hyundai fecham parceira para o desenvolvimento de novos veículos