O Boletim InvestNews desta segunda-feira (18) fala sobre a grande expectativa da semana para a Super Quarta, com decisões sobre juros aqui no Brasil e também e nos Estados Unidos. Além das decisões em si, o mercado aguarda com ansiedade as sinalizações das autoridades monetárias para os passos futuros.
Aqui no Brasil, o que está em jogo é a manutenção do ritmo atual de corte, de meio ponto percentual a cada reunião do Copom, com investidores analisando os dados mais recentes do IPCA. Nos Estados Unidos, o foco segue em quando o Fed vai começar o afrouxamento monetário, num cenário já bem diferente do projetado por economistas e gestores entre o fim do ano passado e o começo deste ano.
A agenda desta segunda-feira tem o IBC-Br de janeiro, indicador de atividade econômica do Banco Central. Além disso, Brasília fica no radar, com o presidente Lula (PT) conduzindo uma reunião ministerial sob o impacto das pesquisas recentes que mostram o aumento da rejeição popular ao governo.
Nas curtinhas, a possível indicação do ex-ministro da Fazenda Guida Mantega para o conselho da Braskem, a queda do bitcoin após a criptomoeda renovar recordes positivos, a empreitada do ex-jogador de futebol Dudu Cearense no mercado financeiro, a reeleição de Vladimir Putin na Rússia e a disputa na Justiça pelo uso da marca Meta no Brasil.
Veja também
- Inflação nos EUA sobe mais do que o esperado em setembro
- Ex-CEO da Pimco alerta o Fed após payroll surpreendente: ‘A inflação não está morta’
- Empresas dos EUA voltam ao mercado de dívida após Fed cortar juros
- Inflação nos EUA tem alta moderada em agosto e reforça previsão de corte de juros na próxima semana
- Fed recebe sinal verde para cortar juros após dados de emprego abaixo do esperado