Siga nossas redes

Economia

Bolsonaro troca ministro de Minas e Energia; Adolfo Sachsida assume cargo

Decreto com a exoneração de Bento Albuquerque foi assinado pelo presidente nesta quarta-feira (11).

Adolfo Sachsida
O assessor especial de Assuntos Estratégicos do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, é o entrevistado do programa, Brasil em Pauta, na TV Brasil

Bento Albuquerque não é mais o ministro de Minas e Energia. O decreto com a exoneração do cargo, a pedido, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, está publicado no Diário Oficial da União  desta quarta-feira (11).

Para o lugar de Bento Albuquerque, Bolsonaro nomeou Adolfo Sachsida, servidor de carreira do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Ele ocupava a chefia da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos do Ministério da Economia.

A saída do Almirante da Marinha, que estava no cargo desde o início do governo Bolsonaro, ocorre em meio à insatisfação declarada de Bolsonaro contra reajustes de preços de combustíveis pela Petrobras, além de um cenário de tarifas de energia elétrica pressionadas por reajustes na casa de dois dígitos para 2022.

Na segunda-feira, a Petrobras (PETR3; PETR4) anunciou um reajuste de 8,87% do preço médio do diesel em suas refinarias, apesar de na semana passada Bolsonaro ter apelado diretamente a Albuquerque e ao presidente da estatal, José Mauro Coelho, para que não houvesse novos aumentos sob o risco de uma “convulsão” no país.

Quem é Adolfo Sachsida

Nome próximo do ministro da Economia, Paulo Guedes, Sachsida é doutor em Economia pela Universidade de Brasília (UnB) com pós-doutorado pela Universidade do Alabama, nos Estados Unidos. Ele também é advogado, especializado em Direito tributário.

Na rede social Twitter, Sachsida comentou sobre sua nomeação e agradeceu Bolsonaro, Albuquerque e Guedes. “Com muito trabalho e dedicação espero estar à altura desse que é o maior desafio profissional de minha carreira. Com a graça de Deus vamos ajudar o Brasil”, escreveu.

*Com Reuters e Agência Brasil

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.