Siga nossas redes

Economia

Cerca de 11,6 milhões de pessoas estão desempregadas no Brasil

O número de empregados chegou a 93,4 milhões.

Publicado

em

A taxa de desempregados no Brasil encerrou o mês de dezembro de 2019 com queda de 11%, atingindo cerca de 11,6 milhões de pessoas, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A população desocupada caiu 7,1% em relação ao trimestre anterior, 883 mil pessoas conseguiram voltar ao mercado de trabalho no período.

A quantidade de pessoas empregadas cresceu 0,8% o equivalente a 94,6 milhões de brasileiros. Na média anual, a população ocupada chegou a 93,4 milhões e ficou 2% acima (mais 1,8 milhão de pessoas) da média de 2018.

Apesar da queda em relação aos últimos três anos, o número de desocupados ainda representa quase o dobro dos 6,8 milhões registrados em 2014.

Segundo Cosmo Donato, economista da LCA Consultores, a taxa de desemprego só alcançaria o pico do emprego no Brasil registrado em 2014, no período de 14 anos.

O número de empregados com carteira de trabalho assinada cresceu 1,8%. A média anual teve alta de 1,1% equivalente a 33,7 milhões de pessoas.

Crescimento da informalidade

A taxa de informalidade, que representa a soma dos trabalhadores sem carteira assinada, teve elevação de 41,1% neste ano, equivalente a 38,4 milhões de brasileiros. Maior elevação desde 2016.

O número de empregados sem carteira assinada teve elevação de 4,0% em relação ao ano anterior, cerca de 11,6 milhões de pessoas. Já o número de trabalhadores por conta própria subiu 4,1%, representando cerca de 24,2 milhões de pessoas.

Ganhe dinheiro comprando um pedaço de alguns dos maiores empreendimentos imobiliários do Brasil. Invista em Fundos de Investimento Imobiliários pela Easynvest!

Anúncio Patrocinado Não corra o risco de faltar dinheiro lá na frente. Não corra o risco de faltar dinheiro lá na frente.

O InvestNews é um canal de conteúdo multiplataforma que oferece a cobertura diária de notícias e análises sobre economia, investimentos, finanças, mercado financeiro, educação financeira, projeções, política monetária e econômica. Tudo o que mexe com o seu dinheiro você encontra aqui, com uma linguagem simples e descomplicada sobre o mundo da economia e dos investimentos.