Siga nossas redes

Economia

Cerca de 11,6 milhões de pessoas estão desempregadas no Brasil

O número de empregados chegou a 93,4 milhões.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 2 minutos

A taxa de desempregados no Brasil encerrou o mês de dezembro de 2019 com queda de 11%, atingindo cerca de 11,6 milhões de pessoas, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A população desocupada caiu 7,1% em relação ao trimestre anterior, 883 mil pessoas conseguiram voltar ao mercado de trabalho no período.

A quantidade de pessoas empregadas cresceu 0,8% o equivalente a 94,6 milhões de brasileiros. Na média anual, a população ocupada chegou a 93,4 milhões e ficou 2% acima (mais 1,8 milhão de pessoas) da média de 2018.

Apesar da queda em relação aos últimos três anos, o número de desocupados ainda representa quase o dobro dos 6,8 milhões registrados em 2014.

Segundo Cosmo Donato, economista da LCA Consultores, a taxa de desemprego só alcançaria o pico do emprego no Brasil registrado em 2014, no período de 14 anos.

O número de empregados com carteira de trabalho assinada cresceu 1,8%. A média anual teve alta de 1,1% equivalente a 33,7 milhões de pessoas.

Crescimento da informalidade

A taxa de informalidade, que representa a soma dos trabalhadores sem carteira assinada, teve elevação de 41,1% neste ano, equivalente a 38,4 milhões de brasileiros. Maior elevação desde 2016.

O número de empregados sem carteira assinada teve elevação de 4,0% em relação ao ano anterior, cerca de 11,6 milhões de pessoas. Já o número de trabalhadores por conta própria subiu 4,1%, representando cerca de 24,2 milhões de pessoas.

Invista na Apple, Amazon, Google, Disney, Netflix em poucos cliques e com taxa ZERO de corretagem! Invista em BDR

Anúncio Patrocinado Probabilidades Samy Dana Probabilidades Samy Dana
ANÚNCIO PATROCINADO      Carteira de Dividendos Agosto

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.
Anúncio Patrocinado Cripto no App Nu