Siga nossas redes

Economia

China bloqueia uso de chips da Intel e AMD em computadores do governo, diz FT

(Reuters) – A China tem introduzido diretrizes para eliminar gradualmente os microprocessadores das norte-americanas Intel e AMD dos computadores e servidores do governo, noticiou o Financial Times neste domingo.

A orientação para aquisição também procura deixar de lado o sistema operacional Windows da Microsoft e software de banco de dados desenvolvido por empresas estrangeiras, favorecendo opções domésticas, segundo a reportagem.

As agências governamentais acima do nível municipal foram instruídas a incluir critérios que exijam processadores e sistemas operacionais “seguros e confiáveis” ao fazer compras, disse o jornal.

O Ministério da Indústria da China em dezembro emitiu uma declaração com três listas separadas de CPUs, sistemas operacionais e bancos de dados centralizados considerados “seguros e confiáveis” por três anos após a data de publicação, todos de empresas chinesas, mostraram verificações da Reuters.

O gabinete de informação do Conselho de Estado da China, que trata das questões da comunicação social para o conselho, não respondeu de imediato a um pedido de comentário enviado por fax.

A Intel e a AMD não responderam imediatamente a um pedido de comentário da Reuters.

(Reportagem de Akanksha Khushi em Bengaluru)

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.