Siga nossas redes

Economia

Cinco assuntos quentes para os mercados na próxima semana

A Petrobras (PETR4) segue no foco do investidor com aumento da percepção de risco.

O mercado mantém Petrobras no radar, depois que a frustração com os dividendos aumentou a percepção de risco político. Juros futuros reagem ao IPCA, que deve desacelerar para abaixo do teto da meta em 12 meses. Nos EUA, onde termina o horário de verão, a inflação deve testar o aumento da aposta em corte do Fed impulsionado pelo payroll. China decide juros. Veja destaques da semana:

Petrobras e Eletrobras

A Petrobras (PETR4) segue no foco do investidor com aumento da percepção de risco. A sucessão na Vale também é monitorada. A Eletrobras é uma das empresas que divulgam balanços na semana, que terá ainda resultados da Natura, entre outras companhias. O GPA define na quarta preço por ação em oferta que pode movimentar R$ 1 bilhão. B3 tem vencimentos de opções dias 13 e 15 de março. O pregão regular da B3 fecha as 17:00 a partir de 11 de março com início do horário de verão nos EUA.

IPCA move juros

As expectativas para o próximo Copom, que deve cortar a Selic em mais 0,50 p.p. segundo a precificação da curva de juros, devem ser influenciadas pelo IPCA de fevereiro, na próxima terça-feira. A mediana das previsões indica que a inflação oficial deve ter acelerado para 0,79% na comparação mensal. Na comparação anual, o índice deve recuar para 4,44%, levemente abaixo do teto da meta. O diretor do BC, Diogo Guillen, disse nesta semana que o nível e o tempo em que as expectativas ficam desancoradas preocupam.

Atividade no Brasil

Além da inflação, o mercado também contará nos próximos dias com indicadores para medir o pulso da atividade neste início de ano. As vendas no varejo de janeiro saem na quinta-feira e os economistas estimam alta de 0,2% na comparação mensal, com aumento também em termos anuais. Um dia depois, sai o indicador de serviços, com estimativa mediana de queda de 0,6% na comparação mensal, mas alta em relação ao mesmo período do ano passado.

Inflação nos EUA

O aumento das apostas em cortes dos juros do Fed em junho, após payroll, deve ser testado na terça-feira com a inflação ao consumidor dos EUA, que tende a ser o principal catalisador do mercado global na semana. O CPI de fevereiro deve subir com a alta da gasolina, embora preços de carros usados possam trazer alívio ao núcleo, diz a Bloomberg Economics. Estimativa mediana para o CPI mensal é de 0,4%. PPI e vendas no varejo também estão no radar.

Juros na China

A China decide sobre taxa de juros em 14 de março após a definição da meta de crescimento de 5% esta semana não ter levado a um maior otimismo do mercado. A expectativa é que a taxa de empréstimo de médio prazo de 1 ano seja mantida em 2,50%. No mesmo dia, o país divulga preços de moradias.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.