Siga nossas redes

Economia

Vagas nos EUA: aumento de salário abaixo do previsto pode ajudar inflação – mas desemprego baixo preocupa

Payroll foi divulgado nesta sexta com postos de trabalho acima do previsto pelo mercado.

Em fevereiro, a economia dos EUA abriu mais vagas do que o mercado estava esperando – 275 mil postos de trabalho, enquanto a expectativa era de 190 mil, segundo o relatório de empregos do país, chamado de payroll, divulgado nesta sexta-feira (08).

Os principais setores que impulsionaram os dados de fevereiro foram os de saúde (com mais de 67 mil) e do governo (mais de 52 mil).

Se de um lado, a abertura de postos acima do previsto pode preocupar os rumos da inflação, o aumento dos salários abaixo do esperado trouxe um certo alívio. Foi registrada alta de 0,1%, inferior ao 0,3% aguardado pelo consenso e do avanço de 0,6% de janeiro.

“Os reajustes dos salários abaixo do esperado podem sugerir que a inflação retornará para um ritmo de queda. Entretanto, apenas os dados referentes a um mês não são o suficiente para uma mudança de planos do Federal Reserve (Fed), mas que podem melhorar a percepção dos membros do comitê de que será possível cortar os juros, mesmo que sem uma data bem definida”, explicou Guilherme Morais, analista da VG Research.

Nesta semana, o chair do Fed, Jerome Powell, disse que cortes nos juros serão “provavelmente apropriados” ainda este ano, mas que “realmente dependerão da trajetória da economia”. Na última reunião em janeiro, o Fed manteve taxa de juros de referência na faixa de 5,25% a 5,50%.

Para Fabrício Gonçalvez CEO da Box Asset Management, a expectativa é que o Fed continue a ter uma abordagem cautelosa.

“Deve observar mais dados antes de fazer ajustes significativos na política monetária, o que significa manter o plano de três cortes em 2024, mais para o final do ano”, diz.

Já para Thomas Monteiro, estrategista-chefe do Investing.com, o payroll de fevereiro é mais um indicador de que a inflação não se aproximará da meta de 2% do Fed tão cedo, ao levar em conta as pressões advindas do aumento de custos trabalhistas sobre o aumento geral de preços ao consumidor.

Em 2023, o índice de preços ao consumidor (IPC) dos Estados Unidos aumentou em 3,4%. Em 12 meses até janeiro, a alta foi de 3,1%.

“Precisaríamos de um período prolongado de desemprego acima de 4% para ver as coisas se movendo na direção certa. Isso significa que, enquanto o mercado comemora o aumento nos números da taxa de desemprego, ainda temos um longo caminho a percorrer na frente de custos trabalhistas”.

A taxa de desemprego atingiu 3,9% em fevereiro. Segundo Morais da VG, o índice de desemprego se mantém abaixo de 4% durante 25 meses consecutivos – o período mais longo desde a década de 60.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.