Siga nossas redes

Assets: conheça os prós e contras em optar pela gestão de recursos

Entenda como essas empresas se diferenciam das corretoras, em razão de sua gama de serviços.

Homem segurando tablet com um gráfico holográfico na crescente sendo projetado a partir dele

As assets (ou gestoras de recursos) são uma opção para o investidor que prefere terceirizar o gerenciamento de ativos. Com um funcionamento um pouco diferente de uma corretora, elas também prestam serviço financeiro para auxiliar na administração da carteira de investimentos.

Confira nesta matéria o que é asset, qual a tradução de asset management, quais as diferenças para uma corretora de investimentos e mais.

O que é asset management e como funciona?

A tradução livre de asset management é “gestão de ativos” e representa um serviço financeiro que pode ser feito por indivíduos ou por organizações profissionais, como bancos de investimento. Em linhas gerais, ele se organiza por meio de gestoras, que ficam responsáveis por gerir um fundo de investimento, por exemplo.

“É um serviço prestado por instituições financeiras supervisionadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), como bancos e fundos de investimentos especializados. As Assets têm a finalidade de administrar os ativos de seus clientes, investindo-os de modo a maximizar os rendimentos, evitando ao máximo os riscos envolvidos nessas operações”.

George Sales, coordenador do Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças da Faculdade FIPECAFI.

Confira abaixo alguns pontos-chave sobre o funcionamento do asset management, segundo Sales:

  • Gestão de Carteira: as empresas de asset management geralmente oferecem serviços de gestão de carteira, o que significa que os gestores de investimentos tomam decisões ativas para otimizar o desempenho da carteira com base em análises de mercado, pesquisas e estratégias específicas.
  • Diversificação: Os gestores de ativos buscam diversificar as carteiras dos clientes para reduzir o risco. Isso envolve investir em uma variedade de ativos e classes de ativos para ajudar a proteger os investimentos contra movimentos adversos em qualquer setor específico.
  • Alocação de Ativos: Asset managers (gerenciadores de ativos) determinam a alocação ideal de ativos para atender às metas de investimento dos clientes. Isso envolve decidir quanto investir em diferentes classes de ativos, como ações, títulos, commodities, etc.
  • Relacionamento Personalizado: Geralmente, os serviços de asset management são mais personalizados em comparação com as corretoras de valores. Os gestores de ativos trabalham diretamente com os clientes para entender suas necessidades e objetivos financeiros.

Vantagens e desvantagens

Vantagens

Uma das principais vantagens das assets é a gestão profissional do portfólio, segundo Sales. “Gestores de ativos geralmente têm experiência e conhecimento aprofundado do mercado, permitindo uma gestão mais especializada e estratégica dos investimentos”, diz Sales.

Ele também cita a diversificação como ponto positivo, já que os asset managers geralmente aplicam estratégias de diversificação para reduzir o risco da carteira. 

Foto de Austin Distel/Unsplash

“Isso envolve investir em diferentes classes de ativos e setores para mitigar os impactos negativos de flutuações em uma área específica, tais quais ações; Brazilian Depositary Receipts (BDRs); commodities; moedas; recebíveis imobiliários e títulos de renda fixa”, diz. 

Ainda segundo o especialista, algumas gestoras oferecem acesso a estratégias de investimento mais complexas, como hedge funds (fundos de hedge) ou investimentos alternativos, que podem não estar facilmente disponíveis para investidores individuais.

Outras vantagens das assets são o acompanhamento constante e o acesso a especialistas financeiros. “Isso pode ser particularmente valioso em ambientes de mercado voláteis. Os investidores também têm acesso a especialistas financeiros que podem fornecer orientação personalizada com base nas metas e circunstâncias individuais”, comenta Sales.

Desvantagens

Entre os pontos negativos das assets, Sales cita custos mais altos. “Os serviços de asset management geralmente envolvem taxas de gestão, que podem ser mais altas em comparação com as comissões cobradas por corretoras. Isso pode reduzir os retornos líquidos para o investidor”, pondera.

Sales também cita a falta de controle direito. Ao confiar a gestão dos investimentos a terceiros, os investidores perdem um certo grau de controle direto sobre as decisões de investimento. “Isso pode ser uma desvantagem para aqueles que preferem tomar suas próprias decisões”, diz.

Sales ainda comenta que, apesar da gestão profissional, não há garantia de sucesso. 

“O desempenho dos investimentos está sujeito às condições do mercado, e gestores de ativos também podem tomar decisões erradas”, alerta.

Por fim, o especialista cita como desvantagem os requisitos de investimento mínimo, já que algumas gestoras de ativos têm esse tipo de regra, o que pode ser uma barreira para investidores com montantes menores para investir.

Diferença para uma corretora de investimentos

É comum que haja uma confusão sobre as assets e as corretoras de valores, no entanto, elas não são iguais. Entre as principais diferenças entre uma asset e uma corretora de investimentos, está a gama de serviços prestados.

“As corretoras de valores, em geral, oferecem plataformas para que os investidores possam comprar e vender ativos financeiros por conta própria. Já as empresas de asset management gerenciam ativamente os investimentos em nome de clientes”, comenta Sales.

Junto a isso, nas assets, a tomada de decisões é terceirizada pelo investidor. Nas corretoras, os clientes geralmente tomam suas próprias decisões de investimento. “Em uma asset management, os gestores de ativos tomam decisões com base em suas análises e estratégias”, comenta.

Além disso, a asset management muitas vezes adota uma abordagem de longo prazo para investimentos. Já as corretoras podem atender a investidores de curto ou médio prazo.

“As estruturas de taxas também podem diferir. Corretoras muitas vezes cobram comissões por transações, enquanto gestoras de ativos podem cobrar taxas de gestão anuais com base no patrimônio total gerenciado”, aponta Sales.

Diferença para wealth management

Segundo o coordenador do mestrado profissional em Controladoria e Finanças da FIPECAFI, a asset se diferencia de uma wealth management (em português, gestão de riquezas) principalmente devido à abrangência de seus serviços, pois trata da gestão de patrimônio.

“Ela [wealth management] se concentra em todo o patrimônio de um indivíduo, incluindo ativos financeiros, imóveis, planejamento tributário, planejamento sucessório, gestão de riscos e até mesmo questões de estilo de vida”, explica Sales.

Segundo ele, o objetivo principal do wealth management é a preservação e o crescimento sustentável do patrimônio total de um cliente ao longo do tempo, levando em consideração não apenas investimentos, mas outros aspectos da vida financeira. 

O wealth management pode incluir cuidar do planejamento sucessório, por exemplo.

“Ele adota uma abordagem maior, considerando diversos fatores, como planejamento tributário, sucessão, gestão de liquidez e até mesmo aspectos de planejamento de aposentadoria. Assim, os gestores de patrimônio muitas vezes desenvolvem relacionamentos mais profundos e envolventes com os clientes”, explica Sales. 

Uma das possibilidades é oferecer aconselhamento personalizado em uma variedade de áreas financeiras e não financeiras. Dessa forma, os gestores de patrimônio coordenam uma equipe de especialistas (como advogados e contadores) para fornecer uma gama completa de serviços financeiros.

Como contratar uma empresa de asset management?

Entre as empresas que fazem gestão de ativos, as assets se diferenciam das corretoras de investimentos devido a sua gama de serviços; confira.
Freepik

As assets são reguladas e supervisionadas pela CVM, então, primeiramente, antes de escolher uma instituição, é preciso verificar se ela está devidamente registrada no órgão.

As assets podem ser instituições financeiras ou companhias especializadas neste tipo de serviço e cada uma possui regras próprias.

Ao escolher a instituição e entrar em contato pelos canais oficiais, o investidor precisa enviar a documentação exigida. Para contratar uma asset, é preciso assinar um termo de autorização para que ela possa realizar os investimentos que achar adequados.

Como escolher?

Existem diversas instituições locais e internacionais para auxiliar o investidor. No Brasil, há grandes assets, como Itaú Asset Management e Bradesco Asset Management, e até uma companhia com o mesmo nome de Warren Buffett, o maior investidor do mundo, a Warren Asset, como exemplo desse tipo de gestora.

Também existem as assets menores ou independentes, que não estão atreladas a uma instituição financeira maior.

Como escolher a melhor opção para você? Confira dicas de George Sales:

  • Compreenda a filosofia de investimento e a estratégia adotada pela gestora. Certifique-se de que essas abordagens estejam alinhadas com sua própria visão de investimento e objetivos;
  • Defina claramente seus objetivos financeiros, prazo de investimento e tolerância ao risco. Isso ajudará a encontrar uma asset que esteja alinhada com suas metas. 
  • Analise o desempenho passado dos fundos gerenciados pela asset management. Embora o desempenho passado não garanta resultados futuros, pode fornecer insights sobre a capacidade da gestora de obter retornos consistentes;
  • Verifique a experiência e qualificações dos gestores de investimento da asset management. Gestores experientes com histórico comprovado podem inspirar mais confiança. 
  • Escolha uma gestora que seja transparente em relação às suas práticas, decisões de investimento e desempenho. A transparência é fundamental para estabelecer uma relação de confiança;
  • Entenda completamente a estrutura de taxas, incluindo taxas de gestão, taxas de desempenho e quaisquer outras taxas associadas.

Quer começar a investir? Confira:

Veja também nossos simuladores:

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.