Siga nossas redes

Cafeína

Fundos de hedge internacionais: o que são e qual a estratégia?

Muitos têm dúvidas sobre os hedge funds, em especial, se eles protegem mesmo a carteira. Os hedge funds internacionais, ou, fundos de hedge internacionais, compram ativos cotados em dólar. O que faz o hedge (proteção cambial) da carteira.

A concepção central de um hedge fund é quando o gestor, ao montar a carteira, antes compra o dólar para então comprar os ativos. E isso significa que antes de ter os ativos, o fundo ganha exposição em dólar (ou outra moeda que venha a comprar).

Mas há divergência quanto o conceito do que é de fato um fundo internacional. Há quem considere como tal aqueles que estão expostos majoritariamente a ativos internacionais. O que importa, neste caso, é a carteira do fundo e não se quem gere é uma gestora estrangeira. E tem quem considere apenas os fundos geridos por empresas globais, cujas sedes estejam em Londres ou Nova York, por exemplo.

No entanto, o mais importante é entender como os fundos vão às compras. Geralmente, os gestores implementam diferentes estratégias, sendo duas as mais comuns.

Neste Cafeína, Samy Dana e Dony De Nuccio explicam as estratégias dos gestores de hedge funds e mostram, na prática, como os investidores podem ter proteção cambial na carteira.

  • Veja que são assets e como funciona?

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.