O Banco Central informou nesta quinta-feira (5) que tem recebido volume quatro vezes maior que a média de consultas em seus serviços de atendimento ao cidadão sobre informações falsas que passaram a circular na internet nos últimos dias sobre valores a receber (SVR).
O aumento levou o BC a compartilhar alertas para evitar a proliferação desses golpes. Em suas redes sociais, a autoridade alertou que mensagens recebidas por Whatsapp para resgatar dinheiro pelo Sistema de Valores a Receber (SVR) são fraudes. A orientação é ignorar o conteúdo e não clicar em nenhum link recebido por mensagens.
“Informações oficiais sobre valores a receber e a consulta do SVR são divulgadas apenas no site e nas redes oficiais do BC, e jamais por aplicativos de mensagens ou SMS”, diz o órgão. O sistema do SVR, no entanto, ainda está suspenso.
Como funciona o golpe
A vítima recebe por Whatsapp uma mensagem de um remetente que se faz passar pelo BC. O golpista a firma que a pessoa tem valores a receber, como heranças, dinheiro esquecido em bancos em contas poupança ou corrente, entre outras alegações.
Na sequência, o criminoso envia um link informando que, ao clicar, a pessoa receberá esses valores imediatamente via transferência por PIX. Isso não é verdade.
Ao clicar no link, a vítima acaba tendo suas senhas roubadas em redes sociais. Além disso, o golpista ainda pode instalar vírus e programas espiões no celular da pessoa.
Veja também
- Golpes de criptomoedas já roubaram mais de US$ 1 bilhão em 2023
- Bancos alertam sobre ‘golpe do 0800’ por suposta compra ou problema em cartão
- Descubra como desativar pagamento por aproximação do cartão
- Pirâmide financeira: o que é e como não cair nessa armadilha?
- Corretora descentralizada Curve é hackeada e perde US$ 70 milhões