Você já sabe em quem vai votar para prefeito ou vereador nas eleições municipais de outubro? Sabe se seu candidato é ficha limpa? Para descobrir se ele tem alguma condenação ou até processos em curso na Justiça, vale a pena investigar e buscar as informações sobre sua situação.

Para evitar que candidatos “ficha suja”, condenados em processos criminais em segunda instância, cassados ou que tenham renunciado ao cargo para evitar a cassação concorram a cargos públicos como os de prefeito e vereador, que estarão em disputa nas eleições municipais 2024, foi criada a Lei Complementar nº 135/2010, também conhecida como “Lei da Ficha Limpa”.

LEIA MAIS: Quem é obrigado a votar para prefeito e vereador nas eleições 2024?

De acordo com a lei, não pode se candidatar:

Também é ficha suja quem foi demitido do serviço público por processo administrativo. Governadores, prefeitos e seus vices que tenham perdido os cargos por infração à Constituição Estadual ou à Lei Orgânica Municipal também ficam impedidos de concorrer nas eleições.

Também ficam impedidos de concorrer às eleições por oito anos quem foi condenado em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado por crimes contra a economia popular, a fé pública, improbidade administrativa, a administração pública e o patrimônio público; contra o patrimônio privado, o sistema financeiro, o mercado de capitais e os previstos na lei que regula a falência; contra o meio ambiente e a saúde pública; crimes eleitorais, para os quais a lei estipule pena privativa de liberdade; crimes de abuso de autoridade, de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores, de tráfico de drogas, racismo, tortura, terrorismo e hediondos, de redução à condição análoga à de escravo, contra a vida e a dignidade sexual, e praticados por organização criminosa, quadrilha ou bando.

Como saber se o candidato é ficha limpa?

Para verificar se o candidato é ficha limpa, a Justiça Eleitoral disponibiliza os dados de todos os candidatos no site da Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, popularmente conhecido como “DivulgaCand”.

Nele é possível encontrar informações como a declaração de bens do candidato, sua proposta de governo, dados de doadores e fornecedores de campanhas, limites de gastos e dívidas da campanha, informações de financiamento coletivo e receitas e gastos com fundo partidário.

LEIA MAIS: Como justificar o voto nas eleições 2024?

É possível também verificar a situação da candidatura, que pode ser “deferida”, “indeferida com recurso” ou “aguardando julgamento”. O indeferimento pode ser por:

O DivulgaCand também tem informações sobre o candidato a vice, no caso dos postulantes a prefeito, data e local de nascimento, profissão e formação.

Veja o passo a passo de como consultar:

Mais para baixo aparecerá uma lista de opções:

Vale a pena clicar em “Certidão” para verificar as Certidões Criminais de Justiça Estadual e Federal sobre o candidato.

Mais abaixo, aparecerão gráficos e listas com “Prestação de contas”, “Receitas”, “Despesas”, “Concentração de despesas”, “Ranking de doadores” e “Ranking de fornecedores”.