Siga nossas redes

Economia

Fed tem que agir mais rapidamente para controlar inflação, diz Powell

Fed pode realizar aumentos da taxa de juros maiores do que o normal para reduzir a alta dos preços.

Jerome Powell, chair do Federal Reserve
Jerome Powell, chair do Federal Reserve 03/03/2022 REUTERS/Jonathan Ernst/Pool

O banco central dos Estados Unidos tem que agir “rapidamente” para controlar a inflação alta demais, disse o chefe do Federal Reserve, Jerome Powell, nesta segunda-feira (21), acrescentando que, se necessário, o Fed pode realizar aumentos da taxa de juros maiores do que o normal para reduzir a alta dos preços.

“O mercado de trabalho está muito forte e a inflação, muito alta”, afirmou Powell em comentários preparados para uma conferência da Associação Nacional de Economia Empresarial.

“Há uma necessidade óbvia de agir rapidamente para retornar a postura da política monetária a um nível mais neutro e, em seguida, passar para níveis mais restritivos, se isso for necessário para restaurar a estabilidade de preços.”

Particularmente, acrescentou, “se concluirmos que é apropriado agir de forma mais agressiva, elevando os juros em mais de 25 pontos-base em uma reunião ou reuniões, nós o faremos”.

As autoridades de política monetária do Fed subiram os juros na semana passada pela primeira vez em três anos e sinalizaram altas contínuas dos juros no futuro. A maioria vê a taxa básica de juros de curto prazo -fixada próxima de zero por dois anos- chegando a 1,9% até o final de 2022, um ritmo que pode ser alcançado com aumentos de 0,25 ponto percentual em cada uma das próximas seis reuniões.

Até o final de 2023, as autoridades do banco central esperam que a taxa de juros esteja em 2,8%, o que levaria os custos dos empréstimos a um nível em que eles realmente começariam a prejudicar o crescimento. A maioria dos membros do Fed vê o nível “neutro” como algo entre 2,25% e 2,5%.

Powell também repetiu nesta segunda-feira que as reduções do enorme balanço patrimonial do Fed podem começar em maio.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.