Preparem as malas! Em 2026, o calendário no Brasil será recheado de feriados e pontos facultativos que prometem folgas e emendas nos finais de semana. Ao todo, estão previstos 10 feriados nacionais, com a maioria das pausas previstas em dias úteis.

Para melhorar a situação, a lista contém 8 oportunidades de feriados mais prolongados, uma chance para viagens até fora do Brasil. Além dos feriados oficiais, o calendário inclui pontos facultativos importantes que ampliam as chances de mais descanso durante o trabalho.

Feriados Nacionais

O Brasil terá 10 feriados nacionais oficiais, distribuídos ao longo do ano. Veja as datas:

Entre os feriados nacionais, apenas a Proclamação da República cairá em um domingo. Já os demais feriados vão ocorrer em dias úteis.

Pontos Facultativos

Além dos feriados, o calendário inclui cinco pontos facultativos, dias em que os trabalhadores podem optar por suspender as atividades. São eles:

Importante ressaltar que o Carnaval, embora não seja feriado nacional, é comemorado e costuma ser declarado feriado ou ponto facultativo pelos estados e municípios. O dia 15 de outubro (Dia do Professor) é outra data comemorativa que costuma fechar escolas e faculdades pelo Brasil.

Importante destacar: o trabalhador com carteira assinada precisa confirmar, no RH da empresa, se haverá expediente nos dias em que houver ponto facultativo decretado. Setores considerados essenciais, como saúde e supermercadista, funcionam normalmente em feriados e na vigência de pontos facultativos.

Feriados Prolongados

Em 2026, há 8 oportunidades para “feriadões”, período em que o feriado oficial se junta ao final da semana, proporcionando mais dias de descanso. Veja as possibilidades em 2026:

Quem mora em São Paulo ainda tem dois feriados — um de âmbito municipal (25 de janeiro – fundação da cidade de São Paulo) e outro de nível estadual (9 de julho – Revolução Constitucionalista) — para ampliar o descanso. Em 2026, o aniversário da capital paulista cairá num domingo, mas a celebração da Revolução Constitucionalista será em uma quinta-feira.