Siga nossas redes

Finanças

‘Me dá um dinheiro aí!’: 7 dicas para evitar a ressaca financeira pós-Carnaval

É neste período que as contas das festas pesam no bolso e desestabilizam todo o orçamento para o restante do ano. Não deixe isso acontecer.

Imagem ilustrativa

Para muitas pessoas, o ano só começa depois do Carnaval. É neste período que as contas das festas pesam no bolso e desestabilizam todo o orçamento planejado para o restante do ano.

Para te ajudar a evitar a ressaca financeira, o InvestNews conversou com o terapeuta financeiro do canal “Dinheiro à Vista”, Reinaldo Domingos, que trouxe dicas para quem quer – e precisa – economizar durante o feriado prolongado.

1- Seja realista e se programe

Se você está num momento de muito endividamento, evite fazer dívidas no cartão de crédito, principalmente com viagens. Se não deu para viajar este ano, aproveite para descobrir as programações gratuitas que a sua cidade oferece e comece a programar a viagem para o próximo ano desde já. 

2 – Reúna família e amigos para planejar os gastos

A menos que você seja um folião solitário — o que costuma ser raro — o Carnaval é uma festa para ser celebrada com amigos e familiares. Mesmo que você passe o Carnaval na rua, ou viajando, é importante reunir os envolvidos e negociar os valores que serão gastos durante a folia. Com planejamento, é possível economizar e até mesmo prolongar o feriado.

3 – Pague antes para curtir depois

Se for possível, realize os pagamentos antecipadamente, principalmente gastos com viagens e hospedagem. Quando chegar a data do evento, você terá condições de curtir com tudo quitado e os gastos não vão interferir nas contas do dia-a-dia. Imagine passar o resto do ano com parcelas arrastadas daquela festa ou viagem que já passou!

4 – Use milhas para viajar

Já que o uso do cartão de crédito é praticamente inevitável, por que não reverter seus gastos em milhas para viajar? Além de viagens, existem programas que revertem pontos em serviços de transporte, hospedagem e lazer.

LEIA MAIS: Os 10 destinos mais baratos para viajar no Carnaval de 2020

5 – Fique atento à sua segurança

Evite levar cartões de crédito, relógio, celular e correntes para lugares abertos. E cuidado com os golpes. Ambientes lotados atraem golpistas que se aproveitam de foliões distraídos — e alcoolizados. Um golpe que tem sido comum é a troca de cartões por outro semelhante e do mesmo banco na hora do pagamento.

Geralmente, a vítima só percebe o que aconteceu quando realiza uma nova compra. Outra fraude bastante recorrente acontece quando o golpista entrega a máquina de cartão para o consumidor, que digita a senha no campo de valor, pensando estar autorizando a compra.

Atenção ao atravessar ruas e avenidas. Infelizmente, neste período muitas pessoas dirigem alcoolizadas e colocam suas vidas e de outros em risco. Acidentes envolvem despesas não calculadas com hospitais e remédios, por exemplo.

6 – Seja criativo

As melhores fantasias de Carnaval são sempre aquelas feitas à mão. Use o que você já tem em casa, recicle as fantasias dos carnavais passados, ou se não for muito bom em trabalhos manuais, existem bazares e brechós que vendem fantasias a preços bem mais em conta.

7 – Economize com transporte

Se for preciso usar transporte pago para se locomover durante os dias de Carnaval, uma dica é ter várias opções de aplicativos de transporte no celular, para comparar os preços e ficar atento aos cupons especiais para este período. Mas se o bloquinho for perto de casa, aproveite para ir de galera e fazer o esquenta para o Carnaval.

Bom Carnaval, sem dívidas!

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.