Amazon lança primeiros satélites de teste para rede de internet Kuiper
Os primeiros pares de satélites protótipos da Amazon (AMZO34) para sua planejada rede de internet Kuiper foram lançados ao espaço nesta sexta-feira a partir da Flórida, no primeiro passo da empresa antes de implantar milhares deles em órbita para fornecer serviços de internet em todo o mundo e competir com a Starlink, da SpaceX.
Um foguete Atlas 5 da United Launch Alliance, ostentando o logotipo da Amazon, decolou do Cabo Canaveral pouco depois das 14h no horário da Costa Leste (15h no horário de Brasília), transportando os dois satélites de teste Kuiper, uma missão muito aguardada.
A missão tem como objetivo testar as primeiras peças de tecnologia da Amazon no espaço, enquanto a gigante do comércio eletrônico e serviços de web busca implantar mais 3.236 satélites nos próximos anos e oferecer internet banda larga globalmente, algo que a SpaceX, de Elon Musk, está almejando com seus quase 5.000 satélites Starlink em órbita.
Cervejaria Kaiser, do Grupo Heineken, é incluída em “lista suja” do trabalho escravo
A cervejaria Kaiser, uma das marcas do Grupo Heineken no Brasil, foi incluída pelo Ministério do Trabalho na chamada “lista suja” do trabalho escravo no país, divulgada nesta sexta-feira, que aponta empresas condenadas por manter trabalhadores em situação análoga à escravidão.
A Kaiser foi condenada por associação à transportadora Sider, autuada em 2021 por submeter 23 motoristas — 22 venezuelanos e um haitiano — a jornadas exaustivas, condições de trabalho e moradia degradantes e por terem sido “arregimentados de forma fraudulenta e ilícita”, com promessas que não foram cumpridas, segundo a autuação dos auditores.
Em nota, o Grupo Heineken esclareceu que foi “surpreendido” com a situação encontrada na transportadora Sider à época da fiscalização, e que a empresa não faz mais parte do quadro de prestadores de serviço do grupo. Desde então, disse a Heineken, foi desenvolvido uma plataforma de controle de terceirizados para verificar o cumprimento das questões trabalhistas.
Microsoft busca fechar acordo com Activision na próxima semana, diz site
A Microsoft (MSFT34) busca fechar seu acordo de 69 bilhões de dólares com a desenvolvedora de “Call of Duty”, a Activision Blizzard, em 13 de outubro, caso obtenha aprovação do órgão regulador antitruste britânico, disse o portal The Verge nesta sexta-feira, citando uma fonte.
Em julho, a fabricante do Xbox prorrogou a data limite do acordo para até 18 de outubro a fim de obter mais tempo para garantir a aprovação do Reino Unido.
A Microsoft não quis comentar, enquanto a Activision não respondeu a um pedido de comentário da Reuters.
A Microsoft obteve aprovação preliminar da Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA, na sigla em inglês) no mês passado, após a Activision vender seus direitos de streaming para a Ubisoft Entertainment.
(*Com informações da Reuters.)
Veja também
- Presidente da AWS, da Amazon, diz que funcionários podem se demitir se não quiserem voltar ao escritório
- Fazenda vai propor mudanças em regras de concorrência para big techs
- O rival do ChatGPT: como usar o Claude AI, da Anthropic
- Intel vai fabricar chip de IA personalizado para a Amazon
- Amazon determina volta de trabalhadores ao escritório 5 dias por semana a partir de janeiro