Economia
Ficou sabendo? Leilão da Daslu; Itaú conclui aquisição da XP; 1º museu de NFT
O primeiro museu de arte NFT permanente do mundo foi inaugurado em Seattle, nos Estados Unidos.
Leilão da Daslu
A marca Daslu, varejista de grifes internacionais que ganhou os holofotes na década de 1990 sob o comando de Eliana Tranchesi, será leiloada seis anos após sua falência. Outras submarcas da varejista também serão vendidas para quitar as dívidas da empresa, que já foi considerada a principal referência do luxo brasileiro.
A Daslu foi a primeira varejista a trazer grandes marcas internacionais para o mercado brasileiro em um período em que as importações de luxo ainda eram de difícil acesso aos consumidores. A empresa foi criada por Lucia Piva de Albuquerque e Lourdes Aranha na década de 1960.
O juiz responsável pelo caso da Daslu nomeou a organizadora da leilões Sodré Santoro. Os lances podem ser feitos de forma online. Caso não haja nenhum interessado na empresa até o dia 11, serão abertas mais três oportunidades para lances. Na segunda tentativa, o valor pode cair pela metade, e na terceira o ofertante com o melhor lance leva os ativos, independentemente do valor da avaliação.
Primeiro museu de NFT do mundo
O primeiro museu de arte NFT permanente do mundo foi inaugurado em Seattle, nos Estados Unidos, com o objetivo de “abrir as cortinas” da arte digital com base em tecnologia blockchain.
Tokens não-fungíveis (NFTs) são um tipo de ativo digital que explodiu em popularidade recentemente, com trabalhos de arte em NFT sendo negociados por milhões de dólares. Os NFTs existem em blockchain, um registro transações mantido em computadores em rede.
O museu abriu suas portas em 14 de janeiro e tem dado um palco a artistas, criadores e colecionadores para exibir seus NFTs em um âmbito físico, ao mesmo tempo em que buscam educar o público sobre o novo mercado relativamente novo para arte digital.
“Percebemos o impacto de conseguir olhar para esse tipo de arte de uma maneira em que você realmente para e vê todos os detalhes”, disse Jennifer Wong, co-fundadora e curadora do Museu de NFT de Seattle.
Segundo um relatório de março da empresa Resarch and Markets com sede na Irlanda, o mercado global de NFT deve crescer para mais de 21 bilhões de dólares em 2022.
“Um NFT é na verdade apenas um contrato que significa a propriedade de um tipo de ativo”, disse o co-fundador do museu, Peter Hamilton. “Esses tokens… são basicamente um contrato que diz que um número de série pertence a um pedaço de arte, e se você é dono desse token, você é o dono legítimo”.
Itaú conclui aquisição de 11,4% da XP por R$8 bi
O Itaú Unibanco (ITUB4) informou nesta sexta-feira que concluiu a compra de cerca de 11,4% da XP pelo equivalente a 8 bilhões de reais.
Segundo o fato relevante, a transação não muda a governança da XP e não deve ter efeito relevantes nos resultados em 2022.
A operação havia sido aprovada pelo Banco Central em novembro passado. A aquisição estava prevista em contrato assinado em maio de 2017.
*Com informações da Reuters
Veja também
- PetroReconcavo: há caixa para ir às compras, mas riscos preocupam analistas
- Existe um guia para riqueza, felicidade e saúde?
- Como se planejar financeiramente para morar em outro país?
- Quais países já foram sedes da Copa do Mundo?
- Petrobras e Vale voltam a impulsionar Ibovespa; entenda
- Balanços do 1° trimestre de 2022: veja o calendário completo