Siga nossas redes

Cafeína

Como se planejar financeiramente para morar em outro país?

Neste Cafeína, veja todos os gastos envolvidos para passar uma temporada fora do Brasil assim como possibilidades de programas para intercâmbios.

Morar fora do país em que se nasceu mesmo que por um tempo determinado é o sonho de muitos, seja para conhecer novas culturas, aperfeiçoar ou aprender um novo idioma, fazer uma graduação, um mestrado, ou até mesmo adquirir experiência profissional. Porém, é preciso dinheiro. E ter um planejamento financeiro bem organizado é a primeira etapa.

Descobrir tudo a respeito da região onde se pretende morar é a segunda etapa, uma vez que precisa ser calculada a diferença no custo de vida. Somado a isso, tem a diferença cambial entre um destino e outro em relação à moeda local.

Analisando alimentação, moradia, roupas, transporte, cuidados pessoais, a plataforma Expatistan mostra que em relação à cidade de São Paulo, para viver em Toronto, no Canadá, o custo de vida será 85% mais alto – em média. Já o custo de vida em Nova York é 150% maior;  Lisboa, em Portugal, é 16%;  Madrid, na Espanha, 25%; em Berlim, na Alemanha, 42%; Londres, no Reino Unido, 132% e Tóquio, 70% mais caro. Moradia e alimentação é o que mais pesa na balança.

Já os lugares com o custo de vida menores que a capital paulista, são: Istambul, na Turquia, – 40%; Buenos Aires, – 11%; Sucre, na Bolívia, -38%; Mumbai, na Índia, -32%;  e Santiago do Chile fica empatado.

Outro ponto a ser previamente analisado é o tipo de visto exigido em cada país e o tempo limite que ele permite ficar no país de destino.

Segundo projeção das plataformas Numbeo e Expatistan, para um brasileiro morar fora do Brasil por seis meses, deve ser desembolsado, em média, entre passaporte, visto, documentos, passagens, seis meses de aluguel, plano de saúde, alimentação, despesas fixas da moradia, transporte e 10% do valor como reserva de emergência para imprevistos, entre R$ 83 mil a R$ 110 mil reais. Isso sem considerar gastos com lazer, vestuário ou quaisquer outras coisas que não sejam necessidade básica.

O valor acima pode vir a ser menor – ou maior – a depender do estilo de vida a ser levado, ou se a pessoa conseguir que parte ou a totalidade destes custo sejam cobertos via bolsa de estudos, por exemplo.

Neste Cafeína, veja todos os gastos envolvidos para passar uma temporada fora do Brasil assim como possibilidades de programas para intercâmbios.

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.