Petrobras supera Vale em valor de mercado
Avaliada em R$ 462 bilhões, a petrolífera Petrobras (PETR3-PETR4) superou o valor de mercado da mineradora Vale (VALE3), avaliada em R$ 452 bilhões, segundo a Economatica.
Nesta quarta-feira é realizada a assembleia geral dos acionistas em que será votado entre outros temas os indicados pelo governo para compor o Conselho de Administração da estatal.
Ainda nesta quarta a Petrobras informou que recebeu o montante de 5,26 bilhões de reais da Shell referente à sua parcela de 25% na compensação de Atapu, segundo fato relevante.
Atapu integra bloco adquirido pelo consórcio composto pela Petrobras (52,5%), Shell (25%) e TotalEnergies (22,5%) na segunda rodada de licitações do Excedente da Cessão Onerosa no regime de Partilha de Produção, no ano passado.
Como a Petrobras já atuava na área da Cessão Onerosa, os integrantes do consórcio acordaram pagar compensações para investimentos anteriores da estatal.
A Petrobras disse que espera receber a integralidade do pagamento relativo à participação da TotalEnergies.
As assinaturas do contrato de Partilha de Produção e do Acordo de Coparticipação estão previstas para até o próximo dia 29.
Aneel propõe aumentar bandeiras tarifárias
A Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica – propôs aumentar em até 57% os valores das bandeiras tarifárias. A taxa adicional é cobrada nas contas de luz quando chove menos e afetam os reservatórios das usinas hidrelétricas, tornando necessário o acionamento das termelétricas (quando a energia é mais cara).
Pela proposta, o valor da bandeira tarifária amarela aumentará 56%, e a bandeira vermelha 1 subirá 57%.
Hamilton no Brasil
O heptacampeão mundial de Fórmula 1 Lewis Hamilton disse nesta quarta-feira que quer passar mais tempo no Brasil e indicou sua aprovação sobre uma tentativa de torná-lo cidadão honorário.
O britânico, condecorado por seu próprio país, esteve em São Paulo para fazer uma palestra em evento focado em negócios e transformação digital.
Palestrantes anteriores do VTEX Day incluíram o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o ex-presidente dos EUA Barack Obama, o empresário britânico Richard Branson.
“Quero passar mais tempo aqui no Brasil… É uma cultura tão bonita. Só estive no Rio e em São Paulo, mas quero voltar no Natal, Ano Novo ou algo assim”, disse Hamilton.
“Neymar me convida todos os anos, e o Gabriel (Medina) me convida todos os anos, mas eu nunca tive a chance… estou esperando meu passaporte brasileiro.”
Um projeto de lei para tornar o piloto de 37 anos cidadão honorário do Brasil está em tramitação na Câmara dos Deputados.
A medida foi proposta pelo deputado André Figueiredo (PDT-CE) após o GP do Brasil do ano passado, no qual Hamilton segurou a bandeira brasileira após vencer no circuito de Interlagos, em São Paulo.
*Com informações da Reuters