Ministro do GSI, Gonçalves Dias, pede demissão e Lula aceita
O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gonçalves Dias, pediu demissão nesta quarta-feira, e decisão já acatada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A saída de Dias, o primeiro integrante do gabinete do terceiro mandato de Lula a cair, acontece depois que a CNN Brasil divulgou imagens do general circulando pelo Planalto durante os ataques de 8 de janeiro.
Apesar de ser conhecida a presença do general no local depois da invasão, as imagens de GDias, como é conhecido, andando no terceiro andar do Planalto sem rumo, passou a ser usada pela oposição como um sinal de que o governo teria de alguma forma facilitado a entrada dos invasores e fortaleceu o pedido de uma CPMI sobre o 8 de janeiro.
Pix bate recorde mensal em março, com mais de 3 bilhões de transações, diz BC
O Pix bateu o recorde mensal de transações em março, ultrapassando a marca de 3 bilhões de operações. Segundo o Banco Central, foram 3,003 bilhões de transações no terceiro mês deste ano. O recorde anterior era de dezembro de 2022, de 2,873 bilhões de operações.
Em volume financeiro, o Pix movimentou R$ 1,280 trilhão no mês passado – também o maior valor mensal desde a criação da ferramenta.
Programa de passagens aéreas até R$ 200 deve começar em agosto, diz ministro
O Programa Voa Brasil, que visa facilitar o acesso a passagens aéreas no país a determinados públicos, deve entrar em vigor a partir de agosto e pode ter um limite de bilhetes por passageiro ao ano, segundo o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França.
Os passageiros que não voaram nos 12 meses anteriores terão prioridade no programa, focado na reinclusão aérea. O valor de cada bilhete seria de até 200 reais e os voos devem ser disponibilizados em horários fora do pico, durante a baixa temporada.
(*Com informação de Reuters e Estadão Conteúdo.)
- Descubra como fazer Pix com cartão de crédito
Veja também
- Google anuncia inclusão do PIX em sua carteira digital
- Pix automático será lançado em 16 de junho de 2025
- BC e CMN criam novas regras para permitir pagamento por aproximação pelo Pix
- A nova tacada do BC: Pix por aproximação com Google e Apple Pay
- Pix está matando pagamentos em dinheiro, cartão de crédito será a próxima vítima?