De fraldas a molho barbecue: a febre brasileira dos cartões de presente
A rápida proliferação do mercado de cartões de presente é uma das tendências aceleradas pela Covid-19 no Brasil em 2020, movimento que tende a ganhar fôlego daqui em diante, mesmo com a gradual retomada da rotina pré-pandemia, segundo Ricardo Olivieri, líder da InComm Payments no país.
A companhia norte-americana estreou no Brasil neste mês com a compra Todo Cartões, startup que se apresenta como líder do setor no país, num mercado estimado em mais de R$ 2 bilhões por ano.
Fundador e sócio da Todo Cartões, João Espíndola afirma que a plataforma cresceu mais de 100% neste ano e enxerga futuro promissor em novos nichos. “Nossa prateleira de cartões terá desde molho barbecue até fraldas e botox”, aponta. Em 2021, os cartões de presente devem chegar a novas áreas de negócio, como clínicas de estética e odontológicas.
A Todo Cartões também tem parceria com 70 redes de varejo, incluindo Riachuelo, Ri Happy e Outback que viram nos cartões de presente com as marcas delas um meio de aumentar a fidelização de clientes.
Câmara aprova texto-base do projeto da lei cambial
A Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do projeto de lei que institui novas regras para o mercado de câmbio no Brasil. Encaminhado pelo Executivo em 2019, estabelece bases para que remessas de dólares entre Brasil e outros países sejam facilitadas. O texto abre caminho para pessoas físicas terem contas em moeda estrangeira no Brasil.
Para destravar as votações, os deputados acordaram adiar a análise dos “destaques”, sugestões que podem alterar a matéria, para 2021. A proposta foi feita pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
De acordo com o Banco Central, a medida vai instituir um novo marco legal, mais moderno, mais conciso e juridicamente seguro para o mercado de câmbio e de capitais estrangeiros no Brasil e brasileiros no exterior.
São Paulo divulga valor do IPVA 2021
Os proprietários de veículos registrados no estado de São Paulo podem conferir o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2021 em toda a rede bancária autorizada a partir de hoje. Basta informar o número do Renavam.
A consulta também pode ser feita no internet banking, aplicativos dos bancos e terminais de autoatendimento. Ou por meio de verificação no portal da Secretaria da Fazenda
A partir do dia 4 de janeiro é possível solicitar o licenciamento antecipado e fazer o pagamento.
- em cota única, até o dia 20 de janeiro de 2020, com desconto de 3%;
- em cota única, até o dia 25 de fevereiro de 2020, sem desconto;
- até o dia 22 de março de 2020, relativamente ao pagamento da terceira parcela, quando tenha ocorrido a opção pelo parcelamento.
Se você não recolher o imposto terá multa de 0,33% por dia de atraso e juros com base na taxa Selic. Após 60 dias, o percentual da multa fica em 20% do valor do IPVA. Veja aqui o calendário de vencimentos.
*Com informações de Reuters, Agência Estado e Secretaria da Fazenda