Economia

Ficou sabendo? Vale paralisa mina de cobre; investimento em startup e Telegram

Produção na mina de Salobo foi suspensa, retorno é previsto até o fim de outubro.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 3 min

Vale paralisa produção de concentrado de cobre em Salobo

A produção de concentrado de cobre da Vale (VALE3) na mina do Salobo, em Marabá (PA), foi suspensa e estimativas preliminares apontam o retorno até o fim deste mês, após um incêndio atingir parcialmente a correia transportadora do ativo, informou a mineradora em comunicado nesta terça-feira (5).

Segundo a companhia, o fogo foi debelado pelas equipes de emergência “sem vítimas e sem danos ambientais”. O local afetado passa por avaliação e as causas do incêndio estão sendo apuradas, acrescentou.

As demais atividades, acrescentou a Vale, incluindo operações de mina e manutenção, prosseguem normalmente. Em 2020, Salobo produziu 172,7 mil toneladas de concentrado de cobre.

Telegram ganhou mais de 70 milhões de usuários

O aplicativo de mensagens Telegram ganhou mais de 70 milhões de usuários novos durante a pane do Facebook na segunda-feira (4), disse seu fundador, Pavel Durov, nesta terça-feira, já que pessoas de todo o mundo ficaram sem serviços de troca de mensagens durante quase seis horas.

O Facebook (FBOK34) culpou uma mudança de configuração errada pela interrupção, que impediu os 3,5 bilhões de usuários da empresa de acessarem sua plataforma e serviços de mensagem como WhatsApp, Instagram e Messenger.

“A taxa diária de crescimento do Telegram ultrapassou o normal por uma ordem de magnitude, e acolhemos mais de 70 milhões de refugiados de outras plataformas em um dia”, escreveu Durov em seu canal no Telegram.

Ele disse que alguns usuários das Américas podem ter sofrido com velocidades mais lentas porque milhões correram para se registrar ao mesmo tempo, mas que o serviço funcionou como sempre para a maioria.

A pane de quase seis horas do WhatsApp na segunda-feira afetou a negociação de ativos, desde criptomoedas ao petróleo, disseram operadores do mercado, mas uma mudança rápida para plataformas alternativas como o Telegram limitou o impacto.

Investimento em startups já é recorde em 2021

Até o fim de setembro deste ano, as startups brasileiras já tinham recebido três vezes mais recursos do que o visto em igual período do ano passado.

Segundo dados da consultoria KPMG, o investimento em startups aumentou em várias frentes – tanto no valor médio de aporte  como no número de empresas que receberam algum investimento.

Foram 239 companhias beneficiadas neste ano ante 195 em 2020. Já o valor total recebido registrado no período foi de R$ 33,5 bilhões.

Veja também

  • Renda variável capta recorde de R$ 123,7 bi, apesar de Selic e risco político
  • Além do ESG: empresas que reduzem emissões dão mais retorno do que as poluidoras
  • As 6 small caps que destoam do SMLL e sobem mais de 100% no ano
  • O que esperar após a queda de quase 5% nas ações do Facebook?
  • Entrevista online: 10 dicas para se preparar
  • O que é pullback e como ele influencia o mercado de ações?

Mais Vistos