Siga nossas redes

Negócios

Startup oferece semana de trabalho de 3 dias para atrair talentos

Escassez de profissionais está forçando empresas a oferecer mais tempo de férias e licença parental neutra.

Commuters wearing protective masks make their way through a subway station during the morning rush hour in Shanghai, China, on Friday, Aug. 6, 2021. China is facing a delta-driven coronavirus resurgence that’s grown to more than 500 cases scattered across half the country. Photographer: Qilai Shen/Bloomberg

A escassez de talentos em tecnologia fez com que empresas indianas oferecessem vantagens como mais tempo de férias e licença parental neutra em relação ao gênero enquanto competem por graduados e profissionais. Uma startup de Bangalore está tentando uma solução mais dramática: uma semana de trabalho de três dias.

A fintech Slice está oferecendo aos novos contratados uma semana de três dias com salário de 80% do valor do mercado. Esta é uma abordagem ganha-ganha que libera os trabalhadores para perseguir outras paixões ou interesses — ou outros empregos — enquanto ainda conseguem um pagamento estável e benefícios da Slice, disse Rajan Bajaj, fundador da empresa.

“Este é o futuro do trabalho”, disse Bajaj, 28, em entrevista por telefone. “As pessoas não querem ser amarradas a um emprego.”

Crise de talentos

Investidores globais estão despejando bilhões de dólares em startups de tecnologia da Índia, colocando empresários sob pressão para aumentar as equipes. Uma enorme crise de talentos ocorre enquanto terceirizadas de TI, gigantes do Vale do Silício, varejistas globais e centros tecnológicos de bancos de Wall Street competem por talentos em engenharia e produtos ao lado de centenas de startups de rápido crescimento.

A Slice aposta que sua abordagem a fará se destacar da concorrência. A empresa tem 450 funcionários e deseja recrutar 1.000 engenheiros e gerentes de produto nos próximos três anos.

O movimento em direção a semanas mais curtas ocorre há pelo menos um século. Em 1926, Henry Ford adotou uma semana de trabalho de cinco dias no lugar dos seis dias típicos, depois que os experimentos mostraram que a produtividade não seria afetada. Empresas e países têm experimentado semanas de quatro dias durante anos, sem adoção generalizada.

Os defensores de semanas mais curtas apontam para estudos que mostram um aumento na produtividade e no bem-estar dos funcionários, levando países como Irlanda e Islândia a experimentá-los. A gigante de tecnologia Amazon.com conduziu uma semana de quatro dias para alguns funcionários em 2018, e até mesmo a China está tentando controlar seu excesso de horas de trabalho.

Repletas de capital, as startups também gastam em outras iniciativas para atrair engenheiros e designers. A plataforma de comércio social Meesho anunciou um intervalo de 10 dias em toda a empresa em novembro para que trabalhadores possam se desconectar. A fintech BharatPe ofereceu bicicletas BMW, gadgets e feriados com críquete em Dubai.

A Slice começou a oferecer sua opção de três dias nesta segunda-feira e aposta que o momento é oportuno: milhões de engenheiros se preparam para voltar ao trabalho presencial, após quase dois anos confinados em casa.

A startup, fundada em 2016, é especializada na oferta de cartões de crédito para jovens indianos. 

“Uma semana de trabalho de três dias nos permite recrutar um certo tipo de talento porque é uma vantagem que grandes empresas de tecnologia como Google e Amazon não oferecem”, disse Bajaj.

Veja também