Siga nossas redes

Economia

Brasileiro teve que trabalhar 149 dias para pagar impostos em 2021

Número de dias de trabalho é 10% maior do que há 18 anos, segundo IBPT.

trabalhador opera máquina em indústria

Os brasileiros tiveram que trabalhar 149 dias em 2021 apenas para pagar impostos. A quantidade de dias trabalhados para arcar com a carga tributária é igual de 2020. No entanto, o cidadão teve que trabalhar 10% a mais do que há 18 anos.

Em 2003, o brasileiro teve que trabalhar 135 para pagar impostos, de acordo com dados Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

Os 149 dias anuais registrados em 2020 e 2021 são o menor número em uma década. Isso se deve a um esforço do governo federal para segurar os gastos públicos.

Dias trabalhador por ano
Dias trabalhados por ano para pagar impostos no Brasil, ano a ano.

Apesar disso, o recuo foi apenas de quatro dias em relação aos 153, pior marca já registrada, entre os anos de 2016 e 2018.

Para piorar, boa parte desses impostos é aplicada sobre o consumo, o que penaliza principalmente os mais pobres, já que no país a taxação sobre a renda é menor. O Brasil também é impactado pelo efeito de uma carga tributária complexa, com bitributação e impostos indiretos.

Mesmo com o número de dias trabalhados para o pagamento de impostos ser alto, o Brasil não está entre os países desenvolvidos, em que mais se trabalha para pagar tributos.

Ranking

Na Austrália, os trabalhadores tiveram que trabalhar 107 dias para o pagamento de impostos no ano passado. Na Suíça, foram necessários 127 dias.

Os ingleses tiveram que trabalhar 148 dias em 2021 para pagar tributos. Já os brasileiros trabalharam um dia a mais e ficaram na quarta posição do ranking, com menos dias de trabalho, quando comparado com os países desenvolvidos.

Na quinta posição, com quantidade menor de dias exigidos de trabalho , aparece a Espanha com  152, seguida do Canadá e Noruega, com 164 cada.

Além desses, Suécia (192), Bélgica (206), Finlândia (190), Áustria (188) e República Tcheca (174), entre muitos outros, exigem mais dias de trabalho para pagar impostos.

A diferença é que quase todos países têm programas sociais muito mais robustos do que o Brasil como seguro-desemprego extensivo ao tempo em que a pessoa fica sem trabalho e escola pública frequentada por alunos das classes sociais mais abastadas, por exemplo.

Enquanto isso, o Brasil oferece serviços públicos de baixa qualidade, paga salários mais altos aos servidores e ainda tem um sistema tributário que onera os contribuintes.

Países emergentes

Se compararmos o Brasil com os países emergentes ou em desenvolvimento, apenas a China exige mais dias de trabalho para pagar impostos.

No México e no Chile, o trabalhador precisa trabalhar 127 dias para pagar impostos. Na África do Sul, 131 dias. E na Colômbia são necessários 142 dias de trabalho.

Vale ressaltar que nesses países os programas sociais são menos generosos do que nos países ricos, já que ainda estão acumulando riqueza. E os impostos altos penalizam o crescimento e dificultam o empreendedorismo.

O impulso na maioria dos países emergentes é estimular o crescimento cobrando menos impostos. Nesse aspecto, o Brasil, apesar de ter iniciativas como o Sistema Único de Saúde (SUS) e uma Previdência Social mais abrangente, acaba cobrando mais tributos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.